Início\ Informação \ Notícias
Jornalistas e importadores dos EUA e Canadá visitam a Beira Interior
A Região Vitivinícola da Beira Interior irá receber nos próximos dias 12 e 13 de Março uma comitiva de Jornalistas e Importadores de vinhos dos EUA e do Canadá.

Esta acção promocional, está inserida no programa de promoção dos vinhos da Beira Interior nos Mercados externos que decorre entre os anos de 2009 a 2011 nomeadamente em Angola, Brasil, EUA e Canadá. A Comitiva que visita a Beira Interior, terá cerca de 22 pessoas entre jornalistas e importadores dos EUA e do Canadá e é mais uma acção promocional ao abrigo do protocolo conjunto celebrado com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas para promoção internacional dos Vinhos da Beira Interior.

Em representação da Beira Interior estarão presentes neste evento, a Adega Cooperativa da Covilhã, Adega Cooperativa do Fundão, SABE (vinhos Almeida Garrett), Óscar Almeida - (vinhos Versus), e Quinta dos Currais Lda. Esta acção promocional realizar-se-á na Pousada em Belmonte, e conta com o apoio da Turismo Serra da Estrela. Os produtores da Beira Interior terão a oportunidade de dar a provar os seus vinhos a críticos Americanos e Canadianos e ao mesmo tempo terão oportunidades de negócios com alguns importadores destes países, tendo como objectivo colocar os vinhos da Beira Interior nestes mercados. Os mercados dos EUA e do Canadá são considerados estratégicos para os vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) Portugueses.

Em termos de vinhos desta categoria exportados (para fora da U.E.) estes dois países representam respectivamente os 1º e 4º mercados de destino dos vinhos portugueses com DOC com um volume total de mais de 8 milhões de litros de vinho exportado para estes dois países em 2009 e representam mais de 20 milhões de Euros em valor. O Canadá apesar de ser um mercado diferente, uma vez que a importação e comercialização de bebidas alcoólicas neste país é um monopólio do Governo canadiano em todas as províncias, com excepção de Alberta (província que será uma forte aposta para promoção dos vinhos da Beira Interior), é um dos mercados que mais tem crescido e apresenta a melhor valorização dos vinhos DOC em termos de preços por litro.

Os Jornalistas/Importadores terão ainda oportunidade de visitar a Aldeia Histórica de Sortelha e saborear a rica gastronomia do Concelho do Sabugal.

 

Fonte: Infovini / CVR Beira Interior