Início\ Informação \ Notícias
Região de Lisboa aumenta 10% do volume de vinho certificado
Mais de 20 milhões de garrafas

No ano de 2009 foi ultrapassada a barreira dos 20 milhões de garrafas de vinhos certificados da Região de Lisboa. Feito o apuramento do volume de vinho certificado em 2009 regista-se um aumento de 10 % relativamente a 2008, valor este que assume maior destaque quando se constata que 43 % é comercializado fora do território nacional, colocando assim a região numa posição de liderança, logo a seguir ao Vinho do Porto ( Douro).

A região, que recentemente em alternativa a Estremadura optou pela IG Lisboa, integra para além do Regional Lisboa os DOCs centenários de Bucelas, Carcavelos e Colares e os DOCs Alenquer, Arruda, Encostas d' Aire, Óbidos e Torres Vedras, para além da Aguardente DOC Lourinhã.

Com uma área de cerca de 30 mil hectares de vinha e uma produção em 2009 de 960 mil hectolitros - a segunda a nível nacional, com 16 % do total e imediatamente a seguir ao Douro - atingiu já em 2009 os objectivos nacionais em termos de exportação, uma vez que registou um aumento anual de 10 % em volume, valor este ainda mais relevante se considerarmos que no ano anterior já havia alcançado um incremento de 17%.

Sobre a CVRLX

A região de Vinhos de Lisboa é uma região com uma forte tradição vinícola e que agrega alguns dos DOCs mais reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais "Colares", "Bucelas", "Carcavelos", "Óbidos", "Alenquer", "Arruda", "Encostas D'Aire" e "Torres Vedras", para além do Vinho Regional Lisboa.

O Vinho da Região de Lisboa tem vindo a registar um sucessivo incremento no volume comercializado, nomeadamente para os mercados externos, com uma quota superior a 45% do total certificado, o que a coloca numa posição privilegiada no âmbito das regiões vitivinícolas nacionais mais destacadas. Os principais destinos são Angola, Bélgica, Reino Unido, Escandinávia, Canadá, Estados Unidos da América, Alemanha e Brasil.

 

Fonte: CVR Lisboa