Início\ Informação \ Notícias
Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010
Até dia 16 de Abril estão abertas as inscrições para a edição deste ano do único Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, que conta com a consultoria técnica do único Master Sommelier Ibérico, João Pires. As provas vão ter lugar de 11 a 14 de Maio, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, perante um júri composto por 250 figuras do sector, nomeadamente Master Sommeliers, Sommeliers, jornalistas internacionais, brokers e enólogos nacionais e internacionais.

O CNEMA, em Santarém, acolhe de 11 a 14 de Maio o Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010 (CNVE 2010), estando a decorrer até dia 16 de Abril as inscrições para este evento que procura premiar e promover os melhores produtos vitivinícolas portugueses. Todos os interessados poderão aceder ao regulamento e boletim de inscrição do concurso em www.cnema.pt, recebendo como oferta copos Riedel.

A organização do CNVE2010 está a cargo do Enólogo Mário Louro, director do certame, João Pires, único Master Sommelier Ibérico, que assume a função de consultor técnico do evento, e Manuel Botelho, Presidente da Associação dos Jovens Enófilos e Product Manager do CNVE.

A edição desta ano apresenta algumas alterações ao nível da logística do evento, contando agora com mais provadores que em edições anteriores, perfazendo assim um grupo de 250 personalidades ligadas ao sector do vinho, nomeadamente Master Sommeliers e Master of Wines, jornalistas internacionais e brokers, nomeadamente Fréderic Lebel, Fabien Etienne, Patrice Tapia e Lucas Souza, garantindo assim heterogeneidade no painel de jurados.

O resultado final do concurso surge sob a forma de categorias de vinhos de prestígio, medalhas de ouro e prata, num máximo de 25% da totalidade dos vinhos apresentados, sendo que nesta edição a atribuição de medalha de prata será atribuída a partir dos 80 pontos e serão necessários 94 pontos para alcançar o prémio Prestígio, o mais alto galardão do concurso.

"Delineámos como objectivo para este ano chegar aos 800 vinhos, mais 37.5% que na edição anterior, o que representa a participação de cerca 300 produtores de vinho", afirma Mário Louro, director do CNVE 2010, acrescentando que "esta meta é o reflexo da visibilidade que os produtores premiados têm registado quer na Feira de Vinhos promovida pelo Jumbo que disponibiliza ao grande público os produtos premiados, quer via publicação do Guia de Vinhos quer através de outras acções de promoção junto de diversos públicos".

Entidades como o Instituto da Vinha e do Vinho, o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto, a ANDOVI, Wine in Moderation, APE, Efacec, Riedel, CPCis, Jumbo, Olitrem, Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, Escola Superior Agrária de Santarém e a Associação Portuguesa de Jovens Enófilos, associam-se ao CNVE 2010 constituindo assim o seu Conselho Consultivo.

Em 2009, foram premiados 104 vinhos de todas as Denominações de Origem, tendo sido a categoria Prestigio atribuída a 7 vinhos, Ouro a 19, e Prata a 78.

Como curiosidade o primeiro vinho a concorrer, para 2010, entrou no dia 19 de Fevereiro, sendo a data limite das inscrições 16 de Abril do corrente ano.

 

Fonte:  CNEMA