Início\ Informação \ Notícias
Participação recorde de empresas portuguesas na ProWein 2010
De 21 a 23 de Março, Portugal marcará presença na 17ª edição da ProWein, a mais importante feira alemã para o sector de vinhos, que será realizada em Düsseldorf e contará com 3300 expositores de mais de 50 países

Este ano, estarão presentes um total de 159 empresas e entidades portuguesas do sector de vinhos, representando dignamente todas as regiões produtoras de vinhos de Portugal. Esta participação "recorde" de empresas e entidades portuguesas na Feira sublinha o grande interesse do sector no mercado alemão.

A ViniPortugal organiza um grande pavilhão colectivo que compreende uma área de mais de 800 m2. O stand colectivo integrará mais de 90 conceituados agentes económicos, as comissões vitivinícolas das regiões Alentejo, Lisboa, bem como o Instituto do Vinho da Madeira (IVBAM). Em directa vizinhança situar-se-ão o stand colectivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), e o da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Outras empresas estarão presentes em termos individuais ou através dos importadores locais alemães.

No stand da ViniPortugal serão organizadas diariamente (às 11h00, 13h00 e às 15h00) provas de vinhos portugueses orientadas por conceituados jornalistas e escritores alemães especializados.

Portugal continua a ocupar actualmente a 9ª posição no mercado alemão entre os países fornecedores de vinhos, com uma quota de mercado de 17% em 2009. Em 2009, a taxa de crescimento da importação alemã de vinhos portugueses atingiu 1,4% em valor e 4% em volume. É de salientar o crescimento de 55% da importação alemã de vinhos brancos portugueses. 

Com um volume de importação total de 14,4 milhões de hl, a Alemanha representa um dos maiores importadores mundiais de vinhos e situa-se no 4º lugar do ranking dos maiores mercados consumidores de vinho, com um volume de consumo de 20 milhões de hl.