Início\ Informação \ Notícias
Lóbi do vinho faz campanha no Parlamento Europeu
Os produtores de vinho querem combater o Champanhe ou Porto da Califórnia. E vão transmitir ao Parlamento Europeu a sua preocupação com a protecção da denominação de origem.

O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP ) Vilhena Pereira, será um dos representantes da European Federation of Origin Wines (EFOW) que na quarta-feira  participa numa acção pública de sensibilização junto do Parlamento Europeu .

 A iniciativa pretende alertar o Parlamento e a União Europeia (UE) para os desafios específicos que se colocam aos vinhos DOC-Denominação de Origem Controlada, sujeitos à cópia e falsificação. No domínio das fraudes, a EFOW nota que o quadro legal é eficaz no combate à usurpação na Europa, mas não impede que países exteriores à UE continuem a praticar abusos, surgindo no mercado Champagne, Chianti ou Porto da Califórnia. Este combate terá de ser feito no âmito das negociações comerciais da Organização Mundial de Comércio.

A "capacidade de gerir a produção e garantir a qualidade, o reforço da protecção jurídica para combater produtos falsificados e a promoção específica das regiões nos mercados mais importantes" são, segundo Vilhena Pereira, vice-presidente do EFOW, os principais desafios. A EFOW representa junto da UE os interesses dos mais emblemáticos vinhos. congregando organizações de regiões de França, Espanha, Itália e Hungria.

No plano da promoção, a EFOW quer que os produtores das regiões DOC, possam aceder a financiamentos também para campanhas no espaço da UE, que representa dois terços do mercado global.

 

Fonte: Expresso