Início\ Informação \ Notícias
Portugal Reforça a Sua Posição no Mercado Sueco
A presença de Portugal tem vindo a aumentar no mercado sueco, mas tem registado uma descida marcante nos restantes países nórdicos

O vinho português registou um grande aumento no mercado sueco. Em 2009, as vendas de vinho português no Systembolaget aumentaram 34,8%, aumento este que nenhum dos outros grandes países vitivinícolas conseguiu igualar. Este sucesso deve-se não só ao lançamento de algumas bag-in-box no Systembolaget, mas também à considerável melhoria do nível de qualidade.

Durante o Dia dos Vinhos Portugueses em Estocolmo, que teve lugar esta semana, confirmou-se a reconquista desta popularidade. Um conjunto interessante de produtores deslocou-se a estas paragens invernais, enchendo rapidamente o local da prova de visitantes curiosos.

No entanto, o fenómeno Portugal, limita-se à Suécia. 

Segundo a opinião do produtor Domingos Soares Franco da firma José Maria da Fonseca, ao WOW News, as vendas na Finlândia não são significativas e na Noruega registou-se uma descida drástica durante os primeiros meses do ano.

Domingos Soares Franco considera ser difícil explicar a razão destes números, mas realça a importância da cooperação com importadores bem estabelecidos no mercado que têm potencialidades para promover Portugal. Igualmente, não pretende desvalorizar a qualidade do trabalho efectuado pelo grupo vitivinícola G7. Este grupo é constituído por alguns dos maiores produtores vitivinícolas portugueses que cooperam nos mercados de exportação.

O mercado sueco é, sem qualquer dúvida o maior mercado para a firma José Maria da Fonseca e sendo o mercado de eleição para o lançamento de novos produtos, foram apresentados os seus novos vinhos, J e um rosé ligeiramente mais robusto. Estes dois vinhos poderão contribuir para aumentar a curiosidade do mercado sueco pelo país vitivinícola Portugal. Outro mercado importante para esta firma é o brasileiro.

No ano transacto as vendas de vinho português no Systembolaget, registaram um aumento de 1,1 milhões de litros, de 3 193 171 para 4 304 909 litros. Actualmente Portugal ocupa o 11˚ lugar entre os países fornecedores do Systembolaget

Domingos Soares Franco afirma estar seguro de que  Portugal poderá ainda vir a aumentar a suas potencialidades.

 

Artigo publicado em 19 de Março, no jornal de notícias WOW News (internet) da autoria do jornalista sueco Johan Franco Cereceda,