Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Alentejo na Expovinis em São Paulo
Os vinhos do Alentejo vão marcar presença na Expovinis, em São Paulo, no Brasil, de 27 a 29 de Abril

Este é considerado o maior salão do sector na América Latina, segundo fonte da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

A CVRA está a ultimar os preparativos da participação dos vinhos do Alentejo na Expovinis Brasil-Salão Internacional do Vinho, certame que recebe habitualmente milhares de visitantes.

 
O Brasil é um dos principais mercados importadores dos vinhos do Alentejo.


No âmbito das acções promocionais dos vinhos do Alentejo em mercados prioritários, a CVRA promoveu recentemente uma prova temática em Zurique, na Suíça. A iniciativa, segundo a CVRA, reuniu cerca de duas centenas de visitantes, a maioria profissionais e líderes de opinião dos sectores do vinho, gastronomia, hotelaria e restauração daquele país. Os vinhos do Alentejo estiveram representados por 16 produtores. A presidente da CVRA, Dora Simões, adianta à agência Lusa que "a Suíça é actualmente o quarto principal destino de exportação dos vinhos do Alentejo". "Esta acção foi importante para ajudar à divulgação da região e, principalmente, para que os produtores possam alargar os seus contactos e aumentar a base de consumidores das suas marcas".

 
Segundo a CVRA os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, EUA, Suíça e Canadá alguns dos principais mercados.

 
A área de vinha no Alentejo ronda actualmente os 22.000 hectares, e a região, que produziu cerca de 79 milhões de litros em 2008, tem em actividade 260 produtores de vinho.

 
Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas em Portugal em 2008, mantendo "liderança destacada" no mercado dos vinhos certificados portugueses, segundo dados da CVRA.

 
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, criada em 1989, é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Vinho Regional Alentejano. A CVRA é ainda responsável pela promoção dos vinhos do Alentejo no mercado nacional e em mercados prioritários internacionais. A actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos vinhos do Alentejo.

 
O Alentejo abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.