Início\ Informação \ Notícias
Champagne em garrafas mais leves a favor do ambiente
Pesquisa conduzida por diversos produtores da região de Champagne com fabricantes de vidro franceses

Depois de prolongada investigação, o marketing do Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) apresentou uma nova garrafa mais leve para os vinhos da região, com o objectivo de reduzir a peugada ambiental da região. A nova garrafa pesará 835 gramas contra as actuais 900 gramas. Esta medida permitirá poupar 8.000 toneladas de emissões de carbono, o equivalente a 4.000 automóveis.

A pesquisa foi conduzida por diversos produtores da região de Champagne com fabricantes de vidro franceses. O desafio passava por conseguir obter uma garrafa capaz de suportar a pressão produzida pelo Champagne. A garrafa resultante responde aos inquéritos efectuados pelo CIVC relativamente ao impacto ambiental da indústria do vinho da região, no qual as garrafas e material de embalamento possuem, segundo os inquiridos, uma peso importante.

A redução em 65 gramas nas garrafas é "a redução possível sem ser radical e alterar por completo o design das garrafas", refere o CIVC. A nova garrafa permitirá à região reduzir em 25% a peugada ambiental até 2020.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge