Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Ameal em destaque na imprensa estrangeira
No Reino Unido, o jornal de referência The Independent publicou os 10 melhores vinhos portugueses seleccionados pela revista Decanter, das mais conceituadas a nível mundial neste sector.

O Ameal Loureiro 2008 foi o escolhido, após prova realizada em Londres e onde estiveram os 50 melhores vinhos portugueses seleccionados pela também especialista internacional, Sarah Ahmed.

Entre os mais importantes críticos e consultores de vinhos brasileiro, Jorge Lucki escreveu sobre o Ameal Loureiro 2007 num artigo sobre Vinhos de Verão na Europa, Estados Unidos e Ásia. Este branco produzido em Ponte de Lima por Pedro Araújo, é referido por Lucki como «um vinho diferenciado, que preserva a sua identidade com uma acidez bem integrada. Nos últimos tempos uma leva de produtores de visão descobriu o potencial da casta loureiro, uma das mais emblemáticas da região, mas que passava de certa forma despercebida na companhia de outras ali cultivadas. Quem se destaca nesse grupo de vanguarda é a Quinta do Ameal.»

Na Quinta do Ameal são produzidos os vinhos (brancos) Ameal Loureiro, Ameal Escolha, Magnum Ameal Loureiro 2007 (1,5lt), lançado em Julho de 2008, Ameal Espumante Arinto colheita de 2002, lançado em 2008.

A produção, anual de 60.000 garrafas (todos os vinhos), caracteriza-se por um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível. Para Pedro Araújo, esta é a única forma de produção, o modo de ir buscar personalidade aos seus vinhos e a única e verdadeira expressão do seu "terroir".