Início\ Informação \ Notícias
ViniPortugal coloca 450 vinhos portugueses à prova nos EUA e Canadá
Até ao dia 8 de Abril decorrem as provas anuais de vinhos portugueses no Canada e nos Estados Unidos da América numa organização da ViniPortugal.

Esta iniciativa tem como objectivo a promoção dos vinhos portugueses ao nível internacional e reúne mais de 60 empresas e 450 vinhos portugueses.

Para Francisco Borba, presidente da associação interprofissional reponsável pela promoção dos vinhos portugueses, "o mercado dos EUA é um mercado prioritário para a ViniPortugal, sendo actualmente o maior mercado de vinhos do mundo, representando o segundo maior mercado em valor para os vinhos portugueses com 20,572 milhões de dólares e de 7,75 milhões de litros. Mesmo em tempos de abrandamento económico os EUA demonstraram dinamismo e rotatividade para os vinhos de mesa Portugueses".

Durante estes eventos emblemáticos, será apresentada a nova marca Wines of Portugal e estão organizados seminários educacionais, sob o tema Wines of Portugal - A World of Difference que serão apresentados, alternadamente, pelo Master Sommleier John Szabo, o Master Sommelier Evan Goldstein e o professor Michael Weiss director de estudos vínicos pelo Culinary Institute of America.

"Para Portugal é muito importante capitalizar a parte oeste dos EUA onde existem menos vinhos portugueses e onde é crucial ganhar mais notoriedade e distribuição", afirma Francisco Borba.

A escolha do Canadá como um dos países anfitriões desta edição de provas anuais remete para a sua funcionalidade ao nível dos monopólios estatais de venda de bebidas alcoólicas e o monopólio do estado de Toronto (LCBO) ser a maior entidade de compradores de vinhos no mundo, sendo, actualmente o quinto mercado de exportação para vinhos portugueses valendo cerca de 14 milhões de euros e 5 milhões de litros.

As provas terminam com a presença na mais antiga feira de distribuição dos EUA - WSWA (Wines & Spirits Wholesalers of America), que decorre em Las Vegas de 6 a 8 de Abril, onde Portugal vai participar pela primeira vez e onde vão estar presentes 14 empresas.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge