Início\ Informação \ Notícias
75% do comércio de vinhos alemão é feito na distribuição
Perto de ¾ do total de vendas de vinho na Alemanha, em volume, foram efectuadas nos hiper, supermercados e discounts

Os dados recentemente revelados pelo Instituto do Vinho alemão, por ocasião da realização da ProWein, em Düsseldorf, avançam que, em 2009, a distribuição moderna alemã possui 73% da quota de mercado de vendas de vinho, em volume, reflectindo, assim, uma quebra de 1% face ao ano anterior.

Monika Reule, directora-geral do Instituto do Vinho, refere que "em anos recentes, os discounts passaram a desenvolver uma estratégia de conveniência e continuaram a ganhar importância como ponto de venda para o vinho". Para mais, a responsável da entidade refere que "os discounts detêm uma quota total de 47% nas vendas de vinho na Alemanha. O valor das vendas aumentou ligeiramente (1%), devido, fundamentalmente, por passarem a oferecer vinho de melhor qualidade".

No ano passado, registou-se uma alteração no valor total das vendas de vinho na Alemanha no sector da distribuição, incluindo discounts: manteve uma quota de mercado de 54%, valor relativamente baixo quando comparado com os 73% em volume, apontando a entidades alemã um preço médio de 2,55 euros por litro.

Cerca de ¼ de todas as vendas de vinho, em valor, efectuadas na Alemanha, foram atribuídas a vendas directas dos produtores, 16% a garrafeiras e 6% a outlets, como estações de serviço e/ou drogarias.

A ligeira quebra das vendas, em volume, por parte dos consumidores nos produtores e garrafeiras foi, segundo a entidade alemã, compensada por um aumento nas vendas em valor, isto é, uma subida de 1 a 2%, respectivamente.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge