Os dados recentemente revelados pelo Instituto do Vinho alemão, por ocasião da realização da ProWein, em Düsseldorf, avançam que, em 2009, a distribuição moderna alemã possui 73% da quota de mercado de vendas de vinho, em volume, reflectindo, assim, uma quebra de 1% face ao ano anterior.
Monika Reule, directora-geral do Instituto do Vinho, refere que "em anos recentes, os discounts passaram a desenvolver uma estratégia de conveniência e continuaram a ganhar importância como ponto de venda para o vinho". Para mais, a responsável da entidade refere que "os discounts detêm uma quota total de 47% nas vendas de vinho na Alemanha. O valor das vendas aumentou ligeiramente (1%), devido, fundamentalmente, por passarem a oferecer vinho de melhor qualidade".
No ano passado, registou-se uma alteração no valor total das vendas de vinho na Alemanha no sector da distribuição, incluindo discounts: manteve uma quota de mercado de 54%, valor relativamente baixo quando comparado com os 73% em volume, apontando a entidades alemã um preço médio de 2,55 euros por litro.
Cerca de ¼ de todas as vendas de vinho, em valor, efectuadas na Alemanha, foram atribuídas a vendas directas dos produtores, 16% a garrafeiras e 6% a outlets, como estações de serviço e/ou drogarias.
A ligeira quebra das vendas, em volume, por parte dos consumidores nos produtores e garrafeiras foi, segundo a entidade alemã, compensada por um aumento nas vendas em valor, isto é, uma subida de 1 a 2%, respectivamente.
Fonte: Hipersuper / Victor Jorge
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30