Início\ Informação \ Notícias
Personalidades internacionais avaliam melhores vinhos portugueses
Jorge Lucki, Fabien Etienne, Patricio Tapia, Sarah Ahmed e Frederic Lebel são alguns dos reputados enólogos que vão integrar o júri do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010.

O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010, a decorrer no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, de 11 a 14 de Maio, está a reunir um grupo de 250 personalidades de excelência ligadas ao sector para integrar o júri. Com vista à divulgação além fronteiras dos melhores vinhos engarrafados nacionais, a organização convidou diversas individualidades internacionais.

Considerado como um dos maiores especialistas de vinho do Brasil e um dos "100 Maiores Palestrantes" deste país, Jorge Lucki é consultor e crítico de vinhos, colunista do jornal Valor Económico e da revista Prazeres da Mesa, colaborando ainda com o guia Descorchados, uma das mais importantes publicações de vinhos da América do Sul.

O actual Sommelier do Hotel du Palais Biarritz, em França, Fabien Etiene exerceu já funções como assistente do director de Vinhos do The Capial Hotel, em Londres, e Júnior Sommelier em The Vineyard em Newbury (Reino Unido).

Patricio Tapia é autor do mais reputado Guia de Vinhos anual do Chile, "La Guia de Vinos", dá formação em "Degustação e Enologia" na Universidade de Enologia, em Bordeaux, e é degustador profissional de vários concursos mundiais, nomeadamente nos Estados Unidos da América, América do Sul, Ásia e África do Sul, sendo que nos últimos 20 anos tem exercido esta função no conceituado "Concours Mondial de Bruxelles".

Fã incondicional dos vinhos portugueses, Sarah Ahmed publicou mesmo no seu site www.thewinedetective.co.uk os "My 50 Great Portuguese Wines". Colabora periodicamente com a Viniportugal, tendo recebido em 2009 o prémio de "Wine writer of the year" nos Portuguese Annual Wine Awards. Tudo em apenas dez anos, pois até 2000 Sarah Ahmed era advogada de profissão.

O actual Managing Director da "H.R. Wines Consulting", Frederic Level, é Maitre Sommelier da "Union de la Sommellerie Française". Autor do livro "L'espirit de l'Armagnac", o perito em vinhos espirituosos é muitas vezes convidado a participar em conferências em França, Japão e China.

Personalidades de renome internacional que assim se juntam ao júri do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010, presidido por Nuno Cancela de Abreu, Sandra Tavares da Silva, Anselmo Mendes, João Melícias, David Baverstock, Jaime Quendera, Óscar Gato, António Ventura, Manuel Vieira, Osvaldo Amado, Raul Riba D'Ave, António Luís Cerdeira, José Manuel Sousa Soares, Bento do Amaral, Vasco Penha Garcia, José António Fonseca, Cristiano van Zeller, Dirk Niepoort, Luís Pato, Manuel Lobo de Vasconcellos e Américo Pereira.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge