Início\ Informação \ Notícias
"Portugueses devem apostar na qualidade e não apenas no preço"
Portugal deve “vender vinhos a partir da sua qualidade e não apenas do preço”, defendeu um prestigiado jornalista britânico, que em Maio vai participar num encontro técnico sobre o sector vitivinícola em Vila Real.

Eleito pela Association of Portuguese Wine Importers (APWI) como jornalista do ano 2008 para os vinhos portugueses, Jamie Goode sustentou que "o sector dos vinhos em Portugal é dinâmico e diverso, mas o seu desenvolvimento está dependente de um sucesso sustentado nos mercados de exportação".

Goode sublinhou ainda que, "no passado, os vinhos portugueses vendiam porque apresentavam uma boa relação qualidade/preço. Agora há uma necessidade muito grande de vender vinhos a partir da sua qualidade e não apenas do preço".

O jornalista, colunista do jornal britânico Sunday Express, desloca-se a Vila Real para tomar parte no Infowine.forum, que reunirá, dias 26 e 27 de Maio, investigadores, empresas e profissionais ligados ao sector vitivinícola com o intuito de "conhecer e discutir os últimos avanços na área da vinha e do vinho".

A organização é da VINIDEAs, uma empresa de desenvolvimento enológico cuja responsável, Leonor Santos, disse à agência Lusa esperar que o evento reúna 400 especialistas no teatro municipal local, tal como aconteceu na primeira edição, há dois anos.

O Infowine.forum 2010 é co-produzido com a AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes) e insere-se num programa mais vasto, o Wine Affairs - Fórum Global, que, durante três dias, juntará no Douro profissionais ligados ao turismo e promoção de vinhos.

O espectáculo insere-se no programa "Douro Charme", promovido pela Rota do Vinho do Porto.

O programa do Infowine.forum 2010 abrangerá três grandes temáticas: uma sobre "questões relacionadas com o ambiente e a sustentabilidade das práticas vitícolas", outra dedicada a "novas tecnologias de vinificação e novos produtos e a última sobre "como comunicar com os consumidores", acrescentou Leonor Santos.

O programa do Infowine.forum inclui ainda uma mesa redonda subordinada ao tema "Novas tendências e Oportunidades", que contará com a participação, entre outros, do enólogo e produtor de vinhos durienses Dirk Niepoort (Niepoort).