Início\ Informação \ Notícias
15.ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão arranca no dia 7 de Maio
Decorre nos próximos dias 7, 8 e 9 de Maio, em Fernando Pó, a 15.ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão.

A mostra, apresentada na quinta-feira, numa conferência de imprensa realizada na Adega José Figueiredo, em Fernando Pó, conta este ano com a participação de 31 produtores.

O ponto alto da iniciativa, organizada pela Comissão da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o apoio de várias instituição, entre elas o Governo Civil do Distrito de Setúbal, vai ser o concurso de vinhos engarrafados para produtores das freguesias de Marateca e Poceirão, que terá no total em prova 31 vinhos tintos e 16 brancos.

Os vencedores, escolhidos pelo público, serão revelados no dia 9 de Maio, pelas 20h00.

Nesse mesmo dia, o Secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Vieira, e o Director Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Canha, visitarão a Mostra.

Durante a conferência de imprensa, o Adjunto Miguel Jorge, em representação do Governador Civil, referiu que esta Mostra é "o reflexo da excelência e do que melhor produzimos no nosso Distrito" e, por isso, o "Governo Civil não podia deixar de apoiar esta iniciativa". Desejando os maiores sucessos para a Mostra, Miguel Jorge reforçou, ainda, a ideia de que o certame "contribui para a manutenção da identidade e do património rural e, com isso, promove a memória colectiva desta região".

Lurdes Atalaia, da Associação de Vitivinicultores de Palmela (AVIPE), felicitou a organização pelo dinamismo que tem tido ao longo de 15 anos.

"A mostra tem vindo a crescer e isso é o melhor sinal de vitalidade da região, muito concretamente destas duas freguesias onde os vinhos têm sido tão reconhecidamente premiados".

Referindo a importância das denominações de origem de Palmela e Setúbal, Edite Azenha, representante do Instituto da Vinha e do Vinho, afiançou que os vinhos da região "têm uma grande potencialidade de crescimento".

"Isso anima-nos e esperamos que, nestes dias, as pessoas tenham oportunidade de tomar contacto com esses vinhos", reforçou.

Presente, também, no encontro, a Presidente da Câmara Municipal, Ana Teresa Vicente, lembrou aos presentes que o sector do vinho "é estratégico no concelho" e está a ter a capacidade de dar um passo largo no sentido de caminhar para mercados internacionais.

"Temos hoje mais do que provada a excelência do vinho da nossa região. Os exemplos dos prémios que recebemos, todos os anos, em certames nacionais e internacionais, são a prova disso. Este sector afirma-se com grande vitalidade, em tempos de crise, num sector particularmente difícil, e portanto, por isso, este sector merece um carinho especial", afirmou.

Henrique Soares, representante da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, felicitou a comissão organizadora, referindo que, em "boa hora, esta iniciativa foi organizada".

Paralelamente decorrerá a 4.ª Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com 17 pavilhões.

PROGRAMA


7 de Maio
20h00 Inauguração Oficial
Actuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura
21h00 Abertura da Mostra ao público
22h00 Baile até de madrugada

8 de Maio
10h30 Colóquio - "Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, que Futuro?"
11h00 Abertura dos pavilhões ao público
16h00 Actuação do Rancho Folclórico "Os Rurais da Lagoa da Palha"
18h00 Animação
22h00 Actuação do Grupo de Música Popular Portuguesa "Os Alcorrazes"
23h00 Baile até de madrugada

9 de Maio
11h00 Abertura dos pavilhões ao público
16h00 Actuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
17h00 Matiné
20h00 Divulgação dos dez melhores vinhos, entregas de diplomas e lembranças a todos os Vitivinicultores participantes
21h00 Baile até ao encerramento da Mostra

 

Fonte: Rostos On-Line