Início\ Informação \ Notícias
Touriga Nacional do Esporão entre os 10 melhores vinhos da ExpoVinis
O vinho Herdade do Esporão Touriga Nacional 2007 recebeu, recentemente, o primeiro prémio na categoria de Tintos Velho Mundo, classificando-se no Top 10 2010 do salão ExpoVinis.

O vinho Herdade do Esporão Touriga Nacional 2007 recebeu, recentemente, o primeiro prémio na categoria de Tintos Velho Mundo, classificando-se no Top 10 2010 do salão ExpoVinis, que se realizou entre dia 27 e 29 de Abril, em São Paulo no Brasil.

Esta é a segunda vez que um vinho da Herdade do Esporão recebe um prémio neste prestigiado salão. Na edição de 2007, o Esporão Private Selection Branco 2006 venceu a categoria de Brancos - Outras Castas.

A avaliação dos melhores dez vinhos do mundo pela Expovinis, a mais importante feira do sector dos vinhos da América Latina, é feita por um júri composto por jornalistas, someliers, criticos brasileiros e estrangeiros que provam centenas de vinhos. Cada expositor pode enviar até dois vinhos a concurso, escolhendo em qual das 10 categorias irá concorrer: Espumante Nacional; Espumantes do Mundo; Brancos - Sauvignon Blanc; Brancos - Chardonnay; Brancos - Outras Castas; Tintos Nacionais; Tintos do Novo Mundo; Tintos do Velho Mundo e Doces/Fortificados.

O Herdade do Esporão Touriga Nacional recebe este prémio com a colheita 2007, a primeira de acordo com a filosofia da empresa de produção destes vinhos que passa por só produzir vinhos 100% monocastas, de castas que se comprovem excepcionais a cada ano. Em 2007 foram produzidas 6.700 garrafas de Touriga Nacional, 6.500 de Alicante Bouschet e 6.700 Aragonês.

De referir que este prémio vem na sequência de outras condecorações recebidas no ano passado, como a Medalha de Ouro no Internacional Wine Challenge em Londres e o 2.º Prémio no Concurso do Melhor Touriga Nacional de Portugal, organizado pela Revista de Vinhos e reveste-se de maior importância para o Esporão, dada a crescente importância do mercado de vinho do Brasil.

O vinho Touriga Nacional é um vinho de cor violeta concentrada, aroma a mirtilos e cassis, com toques florais de lavanda enleados em tostado. O palato é elegante com fruta delicada, textura cremosa e boa integração de madeira. Fermentado em cubas roto-fermentativas, à temperatura de 22º, este vinho estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge