Início\ Informação \ Notícias
Fórum Infowine junta 400 pessoas do sector do vinho em Vila Real
A segunda edição Fórum Infowine volta a trazer a Vila Real nomes consagrados do sector do vinho a 26 e 27 de Maio.

São esperados mais de 400 participantes no Teatro de Vila Real para discutir os últimos avanços na fileira vitivinícola. A edição deste ano mantém o objectivo...

...de "valorizar a investigação, pública e privada, salientando a sua função geradora de inovação e abertura ao serviço do sector vitivinícola". "Queremos reunir todos os actores da fileira vitivinícola como as empresas, a investigação e os profissionais do sector", revelou Leonor Santos, responsável da Vinideias, empresa que organiza o evento. O Fórum Infowine irá privilegiar as temáticas "Go Green" - impacto ambiental e vitivinicultura sustentável, "Go Tech" - qualidade da uva e do vinho, gestão integral de produção e novas tendências em equipamentos, e "Go Market" - novas tendências no consumo de vinhos, estratégias de comunicação e canais de distribuição.

"Queremos focar, de forma abrangente, as preocupações actuais do sector, nomeadamente a sustentabilidade das práticas vitícolas, o respeito pelo ambiente e a utilização nesse contexto de todas as ferramentas tecnológicas e a sedução do consumidor", afirmou Leonor Santos. O Fórum Infowine conta com a presença de vários especialistas de renome mundial nas várias áreas do sector vitivinícola, como Peter Godden, investigador do Australian Wine Research Institute, António César Ferreira, investigador na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Stefano Poni, professor da Università Cattolica del Sacro Cuore, em Itália, Stephen Charters, director executivo da Câmara de Gestão de Champagne, reconhecido Master of Wine e especialista em turismo de vinhos, e Jamie Goode, escritor freelancer da área dos vinhos e colunista do jornal britânico "The Sunday Express".

Do programa do Fórum Infowine constam seminários, módulos, exposições de posters técnico-científicos e um espaço dinâmico com stands de empresas. A iniciativa encerra com uma mesa redonda sobre "Novas tendências e Oportunidades" que contará com a participação dos enólogos e produtores Dirk Nieport (Niepoort), Angel Anocibar (Abadia Retuerta, Espanha), Andries Burger (Paul Cluver Wines, África do Sul) e Gianni Trioli (VinideaNet, Itália). O Fórum Infowine 2010 conta (...)

 

Fonte: Notícias de Vila Real /Sandra Borges