Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Douro Family Estates recebem medalhas de ouro
Os vinhos Douro Family Estates (DFE) acabam de conquistar uma Grande Medalha de Ouro e uma Medalha de Ouro no Concours Mondial de Vins de Bruxelles, um dos mais prestigiados concursos internacionais de vinhos.

Uma das quintas DFE, a Quinta dos Poços, arrecadou também uma medalha de ouro e outra de prata. A atribuição da Grande Medalha de Ouro é particularmente relevante: entre os seis mil vinhos de todo o mundo que estiveram em competição, foram distinguidos com esta medalha apenas 69 vinhos, cinco dos quais portugueses.

Este é um importante reconhecimento da qualidade dos vinhos Douro Family Estates (DFE), um projecto que acaba de ser lançado no Alto Douro vinhateiro e cujos primeiros vinhos estão agora a chegar ao mercado nacional e internacional.

Vinhos Douro Family Estates premiados: Vinho DFE Signature 2007 DOC Douro tinto - Grande Medalha de Ouro; Vinho DFE Premium 2007 DOC Douro tinto - Medalha de Ouro;

Vinhos Quinta dos Poços premiados:  Vinho Quinta dos Poços Reserva 2005 DOC Douro tinto - Medalha de Ouro; Vinho Quinta dos Poços Grande Reserva 2005 DOC Douro tinto - Medalha de Prata.

Douro Family Estates é um projecto inédito no Alto Douro Vinhateiro: pela primeira vez, quatro quintas - Quinta dos Poços, Quinta do Soque, Quinta das Bajancas e Brites Aguiar - juntaram-se e criaram uma empresa para comercializar os seus vinhos, tendo em vista, sobretudo, a internacionalização, lutando assim contra um dos mais fortes constrangimentos sentidos pelas empresas do sector do vinho em Portugal: a falta de massa crítica junto dos mercados de exportação.

Em conjunto, estas quatro quintas possuem 92 hectares de vinha na Região Demarcada do Douro. Cada produtor mantém a sua marca própria, mas passa também a concentrar esforços numa marca comum, a DFE, em três variantes: Classic, Premium, Signature.

Criado no ano de 1994, o Concurso Mundial de Bruxelas é um dos mais destacados concursos de vinhos que se realiza em todo o mundo. A edição de 2010, que se realizou recentemente na cidade de Palermo (Itália), contou com seis mil vinhos de todo o mundo em competição, representando mais de 500 milhões de garrafas comercializadas. O júri é constituído por cerca de 40 personalidades reconhecidas internacionalmente e relacionadas com o mundo dos vinhos.

Ao todo, foram premiados com Medalhas de Ouro 11 vinhos da Região Demarcada do Douro, que tem vindo a conquistar cada vez mais atenções a nível internacional.

Entres estes estão também os dois vinhos premiados da Quinta dos Poços, uma sociedade agrícola do casal Maria Luísa e José Mesquita Guimarães, situada na sub-região do Baixo Corgo, em Valdigem (concelho de Lamego). É uma quinta em socalcos, sobranceira ao rio Douro (margem esquerda), situada em plena zona Património da Humanidade.

A Quinta dos Poços é uma das mais antigas da região, sendo a casa-mãe um típico solar rural do século XVIII. A nova vida desta histórica quinta iniciou-se em 1986 e actualmente com 21 hectares de vinha produz vinhos que progressivamente ganham reconhecimento no mercado. Ainda recentemente, o Quinta dos Poços Reserva 2005 e o Colheita 2005 foram premiados com Medalhas de Prata, no concurso internacional Wine Masters Challenge 2010, entre 4.497 vinhos de 18 países.