Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Portugueses em Destaque no "Concurso Mundial de Bruxelas"
Cinco vinhos portugueses obtiveram a Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, que teve lugar na Sicília, em Itália, e um deles, Casal da Coelheira Rosé 2009, foi mesmo o melhor da sua categoria.

Os cinco premiados foram o Alicante Bouschet 2008, da Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões (Península de Setúbal), Andresen 40 Anos (vinho do Porto), Casal da Coelheira Rosé 2009 (Tejo), DFE Signature 2007 (Douro) e Encostas de Estremoz Reserva 2007 (Alentejo).

Neste concurso, o melhor português foi o rosé Casal da Coelheira 2009 ao receber o mais alto galardão do concurso - o Best Wine Trophy - que premeia os vinhos que obtêm o melhor resultado absoluto na sua gama.  Este vinho rosé provém de um quinta situada junto ao rio Tejo, no Tramagal, Abrantes.

Para Joana Silva Lopes, de 26 anos, enóloga da sociedade agrícola Encostas de Estremoz, o prémio para o Encostas de Estremoz Reserva 2007 tem um sabor especial por ser o primeiro da sua jovem carreira profissional.

A empresa fez questão de "ter no Alentejo todas as castas do Douro" e este Reserva 2007, de acordo com a sua autora, reflete essa forte aposta através do grande protagonismo da touriga nacional e da touriga franca, em paralelo com a casta Alicante Bouschet.

No Montijo, a Cooperativa de Santo Isidro Pegões continua a somar prémios. Agora foi com o Alicante Bouschet 2008, o que para o seu enólogo "é o reconhecimento da qualidade que se produz" naquela casa.

"Nos últimos dez anos, ganhámos mais de 200 medalhas em diferentes concursos internacionais, mas apesar disso os nosso vinhos não são exageradamente caros", realçou Jaime Quendera.

O "Concurso Mundial de Bruxelas" deste ano reuniu quase sete mil vinhos. França, Espanha e Itália ocuparam o pódio e Portugal, presente com 439 amostras, ficou em quarto lugar, tendo conquistado 177 medalhas.

Para além do Andresen 40 anos e do DFE Signature 2007, distinguidos com a Grande Medalha de Ouro, a região do Douro obteve nove medalhas de ouro: Apegadas Quinta Velha Tinto 2007, Casa da Palmeira 2007, DFE Premium 2007, Esmero 2006, Offley 20 anos tawny (Porto), Quinta da Cassa 2007, Quinta do Pégo Grande Reserva 2006, Quinta dos Avidagos Grande Reserva 2007 e Quinta dos Poços Reserva 2005.