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ViniPortugal estreia-se em Pequim e aposta no mercado chinês
O consumo anual de vinho per capita na China ainda é inferior a meio litro, 150 vezes menos que em Portugal, mas está a aumentar e, para os produtores portugueses, já é "um dos mercados que mais cresce".

"É um mercado difícil, que requer muita persistência, mas muito apetecível e com excelente potencial", disse hoje à agência Lusa em Pequim o presidente da ViniPortugal, Francisco Borba.

"Nos últimos seis anos crescemos na China em média 36% ao ano. É um dos mercados que mais cresce e com melhor performance". Francisco Borba falava a propósito da primeira acção de promoção da ViniPortugal em Pequim, realizada hoje num hotel do centro da cidade com cerca de 200 marcas, de 15 empresas, e 70 profissionais chineses do sector.

"O consumo per capita na China já está a subir, mas ainda é tão baixo que qualquer pequeno acréscimo numa população tão grande representa um volume de grandes dimensões", salientou Francisco Borba.

A ViniPortugal, criada há dez anos, define-se com a única associação inter-profissional do País na área vinícola especializada na promoção dos vinhos nacionais no estrangeiro.

Pelas contas da associação o consumo per capita de vinho na China ronda os 0,3 litros por ano (em Portugal é 45 litros), mas em Hong Kong e Xangai já chegou a um litro.

A partir da próxima quarta-feira, durante três dias, a ViniPortugal participa numa feira gastronómica em Xangai, desta vez com marcas de 20 empresas.

Palco da Expo 2010, que decorre de 1 de maio a 31 de Outubro, Xangai é considerada a capital económica da China e é também a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com 20 milhões de habitantes.

A ViniPortugal participará ainda em acções de promoção em Hong Kong e Macau.

"O mercado chinês vai ser um bom mercado", afirma Francisco Borba.

 

Fonte: Diário Digital / Lusa