Início\ Informação \ Notícias
Vidigueira: Adega Cooperativa celebra hoje o 50º Aniversário
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, comemora hoje 50 anos de existência, na última década produziu e vendeu 5,5 milhões de garrafas.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, comemora hoje 50 anos de existência, as chamadas "Bodas de Ouro".

Tendo iniciado a sua actividade produtiva em 1963, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito é obra da maioria dos viticultores da região da Vidigueira, Cuba e Alvito, que têm mantido nos seus efectivos vitícolas as melhores castas autóctones de que merece honra de distinção o Antão Vaz também conhecida como Casta da Vidigueira, produtora de um vinho branco ímpar, bem como a casta Alfrocheiro produtora de um vinho tinto muito aromático, típico desta região.

Joaquim Galante de Carvalho, presidente da Direcção da Adega, refere que esta foi "impulsionadora do desenvolvimento agrícola nos três concelhos", recordando que na última década a produção passou de 2,5 milhões de garrafas para "5,5 milhões".

Entre os muitos prémios que já ganhou ao longo do meio-século de existência da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, destaque para as medalhas de Prata no Challange Internacional do Vin , em Bordéus (França) e no Wine Masters Challange e o 1º prémio no 25º Festival do Vinho Português, no Bombarral, tudo no ano de 2008. No ano passado a adega conquistou o 1º lugar no 3º Concurso de Vinhos do Baixo Alentejo com o vinho branco "Vila dos Gamas"-Antão Vaz.

 

Fonte: Rádio voz da Planície / Teixeira Correia