Início\ Informação \ Notícias
Vila Real: 100 vinhos à prova, no centro histórico, entre sexta e sábado
Cerca de 100 marcas de vinho de 30 produtores vão estar à prova no centro histórico de Vila Real, entre sexta e sábado, uma iniciativa que quer aproveitar os milhares de espetadores esperados para assistir ao Circuito Automóvel da cidade.

O Wine Emotions está inserido no programa "Douro Emoções" que se desenrola nas cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego e decorre à volta de mais uma edição das corridas automóvel.

Enquanto na pista se ultimam os preparativos, o centro histórico de Vila Real transforma-se numa espécie de "Alto Douro Vinhateiro" onde será possível provar mais de 100 marcas de tintos, brancos, rosés, espumantes e Portos de 30 produtores.

Nesta festa dos vinhos do Douro e do comércio tradicional será possível comprar vinhos a preços de produtor e participar em provas vínicas lideradas por Fernando Melo, crítico de vinhos e gastronomia.

"Vila Real é uma das principais portas de entrada do magnífico Douro vinhateiro. Ao longo de dois dias, o centro histórico vai acolher produtores, vinhos, enófilos, um evento inédito na história da cidade que esperamos seja um palco de festa e de descoberta", afirmou hoje o presidente da autarquia, Manuel Martins.

Haverá ainda concurso de montras, serviços de babysitting e animação de rua.

A câmara quer associar o evento ao programa europeu "Vinho com Moderação" ("Wine in Moderation") e, precisamente para apelar ao consumo moderado de vinho, o acesso às provas vínicas será feito mediante a aquisição de um copo Douro Emoções ao qual estão associadas três provas.

Com o "Wine Emotions", a autarquia procura oferecer um programa complementar, mas também alternativo, às corrida e ao mesmo tempo promover o comércio tradicional.

O 43.º Circuito Automóvel de Vila Real arranca sábado, prevendo-se que atraia à cidade cerca de 150 mil adeptos do desporto motorizado.

Com uma história de mais de 80 anos, as corridas são organizadas pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), a Câmara Municipal e a Global Sport, e vão contar com a presença de 80 pilotos.

O programa "Douro Emoções", que junta Vila Real, Régua e Lamego no objetivo comum de dinamizar a região, começa quinta feira e prolonga-se até 04 de Julho.

 

Fonte: Agência Lusa