Início\ Informação \ Notícias
Boicote norte-americano aos vinhos franceses custou 113 milhões
Um recente estudo veio agora concluir que o boicote dos EUA aos produtos franceses por causa da guerra no Iraque, custou cerca de 92 milhões de euros aos produtores de vinho franceses.

Aconteceu em 2003 e teve como causa a oposição da França à guerra no Iraque, apoiada pelos EUA. O boicote de então feito pelos EUA aos produtos franceses fez com que nos vinhos a França tivesse perdido cerca de 113 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) em vendas, conclui um estudo efectuado recentemente por dois professores norte-americanos da Universidade de Stanford e Norte Carolina.

O estudo que tem por base os efeitos que eventuais boicotes possam ter nas vendas das empresas e respectivos produtos e que pretende analisar o quanto vai custar à BP o derrame no Golfo do México, utilizou níveis de vendas actuais e comparou-os com os de 2003. Esta análise concluiu que as vendas dos vinhos gauleses chegaram a cair 26%, sendo que nos seis meses após a oposição da França, a quebra foi, em média, de 13%.

Extrapolando estes números para valores em vendas, os relatores do estudo chegaram á conclusão que nestes seis meses os vinhos franceses perderam 113 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) durante a fase que durou o boicote, concluindo os dois professores que foram os vinhos de preços mais altos e mais baixos que sofreram mais com o boicote.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge