Início\ Informação \ Notícias
Frescura e preços acessíveis tornam o Vinho Verde mais apetecível nos EUA
Os EUA são o principal mercado de exportação para o Vinho Verde e os números tendem a aumentar.

Durante a Vinho Verde Week, uma iniciativa organizada em Nova Iorque, que contou com a participação de 24 entidades (16 restaurantes e oito comerciantes), a opinião dos norte-americanos foi generalizada - o Vinho Verde é a bebida ideal para um dia quente de Verão. A acção contou com a participação de cerca de 350 consumidores nas provas que decorreram em lojas e abrangeu ainda centenas de outros consumidores e clientes dos restaurantes aderentes.

Destaque para as mulheres, com menos de 40 anos, que se evidenciaram como as principais consumidoras e compradoras de Vinho Verde no decorrer da iniciativa. Grande parte dos consumidores apontou a acessibilidade e a frescura dos vinhos como os factores mais atractivos. Apesar de em alguns pontos o Vinho Verde Rosé ter esgotado, os consumidores demonstraram maior interesse pelos vinhos mais secos.

Esta iniciativa organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) permitiu mostrar o vasto portefólio de Vinhos Verdes, salientando características tão apetecíveis como o aroma, a leveza, a frescura e os preços acessíveis.

Paralelamente às provas e degustações, os consumidores tiveram acesso a dados e informações referentes à Região, ao vinho e ao seu consumo, numa acção que para além de promocional primou pelo carácter  informativo e esclarecedor. Criar visibilidade e notoriedade para o Vinho Verde, potenciar a experimentação do vinho e cativar novos clientes foram os principais objectivos desta iniciativa que estará de volta a Nova Iorque no próximo ano. Até lá, a CVRVV admite realizar acções semelhantes em outras cidades norte-americanas.

Para além de se dirigir ao consumidor final, a Vinho Verde Week permitiu ainda desenvolver algumas acções de sensibilização e formação junto dos profissionais dos restaurantes que aderiram à iniciativa, incentivando o atendimento e aconselhamento mais profissionalizado sobre o consumo do Vinho Verde e as suas harmonizações.


Em 2009, os EUA foram o principal mercado de exportação para o Vinho Verde, representando 27% da exportação global. Até ao final do ano, foram exportados para aquele mercado cerca de 3 milhões e 100 litros (equivalente a 6 milhões e 162 mil euros).