Início\ Informação \ Notícias
Museu do Douro acolhe lançamento do livro “Territórios do Vinho”
O Museu do Douro, em parceria com a editora Modo de Ler, promove na próxima sexta, dia 2 de Julho, pelas 19 horas, o lançamento da obra “Territórios do Vinho”.

"Territórios do Vinho" é uma obra que aborda o vinho como um produto cultural e sublinha a importância que a vinha e o vinho assumem cada vez mais no âmbito da Economia, do Turismo e do Desenvolvimento Regional. O vinho, anota Manuel de Novaes Cabral, que dedicou grande parte da sua vida ao estudo da vinha, é "embaixador de uma cidade ou de uma região", é "relevante elemento de desenvolvimento económico e de mudança ou factor capaz de combater a desertificação ou o abandono de vastos territórios".

Já na sua segunda edição, esta obra da editora Modo de Ler, Editores e Livreiros reúne um conjunto de 12 crónicas publicadas pelo autor na revista Wine - Essência do Vinho. "Territórios do Vinho" é também, por si só, um valioso objecto de cultura. Manuel de Novais Cabral desafiou 13 artistas plásticos a acompanharem com obras suas os conteúdos escritos do livro e o resultado é o de uma viagem surpreendente por territórios vitícolas e vinícolas.

E ao mais elevado nível: ao lado dos textos de Manuel Cabral, surgem obras de alguns dos mais conceituados artistas do país - Álvaro Siza, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Fernando Lanhas, Francisco Laranjo, Graça Morais, Gustavo Basto, Jaime Isidoro, Joana Vasconcelos, João Cutileiro, José Rodrigues, Júlio Resende e Mónica Baldaque.

São obras plásticas que remetem para paisagens, vinhas, cores, pessoas e mitos, onde o Alto Douro vinhateiro é um tema incontornável. "O Douro, pela sua paisagem, pela sua força telúrica, tem uma presença muito marcante neste livro", sublinha Manuel Cabral. Razão forte para o autor ter escolhido como palco para o lançamento do livro a própria sede do Museu do Douro.

 

Fonte: Notícias de Vila Real