Início\ Informação \ Notícias
Cooperativa de Borba investe 11,6 milhões em nova adega
A Adega Cooperativa de Borba (ACB) iniciará, brevemente, a construção da sua nova adega, concebido com recurso a soluções arquitectónicas muito inovadoras e equipado com as tecnologias da mais recente geração.

Localizada a escassos 200 metros das actuais instalações da ACB, a nova adega representará um importante investimento de 11,6 milhões de euros e permitirá um acréscimo significativo na capacidade produtiva e de armazenamento da empresa, abrindo-lhe, assim, novas perspectivas de expansão, nomeadamente na área da exportação, com reforço da presença nos 30 países onde os vinhos da Adega já são hoje comercializados.

"Ao facultar-nos a possibilidade de passarmos a processar 1500 toneladas de uvas por dia em vez das actuais 700 toneladas, a nova adega vai permitir-nos aumentar a produção num patamar superior de qualidade que corresponda às exigências de novos mercados internacionais", explica, Manuel Rocha, recentemente indigitado como CEO da Adega Cooperativa de Borba. De resto, para o responsável pela ACB, o crescimento da produção em volume só se tornará verdadeiramente importante se for acompanhado de um notório aumento da qualidade médias dos vinhos em todas as gamas. Por isso, Manuel Rocha admite que, "com mais espaço e com novas tecnologias de ponta poderemos ter um enfoque cada vez maior nos segmentos de maior valor acrescentado, ou seja, vinhos cada vez mais sofisticados e valiosos", convicto de que será possível aumentar não só a qualidade média dos vinhos, mas também melhorar as economias de escala na sua produção e comercialização, facilitando desta forma a amortização do pesado investimento.

Financiado maioritariamente por capitais próprios (apenas 40% será assegurado pelo ProDer - Programa de Desenvolvimento Rural), o projecto da nova adega é assinado pelo arquitecto Rogério Cavaca e apresenta várias soluções inovadoras em termos ambientais, nomeadamente a adopção de uma cobertura verde para todo o edifício (green roof), o que permitirá uma importante vantagem energética e o aproveitamento em termos de enoturismo, graças à instalação de um espelho de água e de uma esplanada. De referir que a o novo edifício ficará ligado às actuais instalações por uma caleira.

A nova adega, cuja construção deverá estar concluía a tempo de entrar em funcionamento já na vindima de 2011, permitirá aumentar a capacidade de armazenagem da empresa dos actuais 21,5 milhões para 29, 5 milhões de litros, enquanto a capacidade de fermentação crescerá dos 4,8 milhões de litros para 7,8 milhões.

Embora o aumento dos actuais 280 associados não seja um objectivo declarado, a verdade é que a nova capacidade de produção e de armazenamento da Adega Cooperativa permite encarar estrategicamente esta possibilidade: "É uma questão a estudar, na certeza de que a Adega não deixará de reforçar a sua posição de principal empregador e pólo de desenvolvimento económico da região", conclui Manuel Rocha.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge