«No ano passado, começámos a trabalhar com alguns produtores, fazendo-os entregar determinadas castas. Já na adega mudámos o modo de recepção, criando três tegões (um para branco e dois para tinto), onde, conforme a qualidade da uva, esta é encaminha para um tegão ou para outro. Depois desta fase, mesmo que entrem ao mesmo tempo, no interior há diferentes depósitos, onde é feita a segmentação», explicou ao «barlavento» Mário Andrade, enólogo da Adega Cooperativa de Algarve - Única.
Assim, castas extremas de Touriga Nacional, Syrah, Cabernet, Crato Preto, Aragonês são segmentadas, trabalhadas de modo individual e com um protocolo próprio. «O que fazemos é juntar as más com as más, as médias com as médias e as boas tentar segmentá-las o mais possível», sublinhou o enólogo.
O acompanhamento ao viticultor também passa a ser mais próximo, sendo a missão da adega fazer a ponte entre o produtor e o mercado. «Com o mercado competitivo que existe, há que criar uma economia de escala, onde seja possível tirar partido de uma das vantagens da adega cooperativa, que é o agregar de vários produtores, e do potencial das uvas», disse ainda.
O primeiro passo para criar esta economia de escala é vender vinho, pois havendo boas vendas, há um bom retorno, um bom pagamento aos sócios, e os produtores colaboram mais.
Além desta mudança, a Única apostou na reformulação das gamas de vinhos, na melhoria geral das instalações atuais, onde se incluem as condições de engarrafamento e de vinificação.
Fonte: Barlavento / Ana Sofia Varela
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30