Início\ Informação \ Notícias
Adega do Pico quer produzir primeiro vinho espumante do arquipélago
A Adega Vitivinícola do Pico espera lançar no mercado, em 2013, o primeiro vinho espumante dos Açores, cuja produção se integra num projeto de modernização que a cooperativa candidatou a financiamentos comunitários.

Ernesto Ferreira, presidente da adega, revelou hoje à Lusa que o projeto em causa, que concorre a apoios do programa PRORURAL, envolve um investimento global de 1,2 milhões de euros.

A produção daquele que será o primeiro espumante açoriano deverá avançar "com cautela e em função da resposta do mercado", salientou este responsável, que não adiantou mais pormenores.

O projeto de modernização contempla, além da produção do vinho espumante, a realização de melhorias na sala de prensas, linhas de engarrafamento, cubas de fermentação e espaços de receção das uvas e de armazenamento do produto acabado.

A Adega Vitivinícola do Pico, com cerca de 220 produtores associados, recebe anualmente 750 toneladas de uvas, produzindo 500 mil garrafas de vários tipos de vinho.

Para este ano, Ernesto Ferreira adiantou que a colheita deverá ser menos produtiva do que a de 2009, devido a condições climatéricas menos favoráveis.

 

Fonte: Rádio Atlântida