Início\ Informação \ Notícias
“Improving Sustainable Viticulture and Winemaking Practices”.
Nova publicação da Elsevier/Academic Press “Improving Sustainable Viticulture and Winemaking Practices” com coordenação científica dos Professores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), J. Miguel Costa e Sofia Catarino.

Está disponível desde o dia 21 de Março, o novo livro da Elsevier/Academic Press, Improving Sustainable Viticulture and Winemaking Practices”. O livro teve a coordenação científica dos Professores e Investigadores do ISA e do LEAF, J. Miguel Costa (Viticultura) e Sofia Catarino (Enologia), e dos Professores José M. Escalona (Univ. das Ilhas Baleares, Espanha) e Piergiorgio Comuzzo (Univ. de Udine, Itália).

 

O livro é composto por um total de 24 capítulos e contou com a participação de 89 autores, nacionais e estrangeiros (da Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, Nova Zelândia e Suécia). Ao longo das suas 538 páginas o livro disponbiliza uma visão atualizada sobre questões relativas à sustentabilidade da cadeia de produção da uva e do vinho. São descritos problemas e soluções ao nível da gestão dos recursos (solo, água, energia, aditivos, auxiliares tecnológicos, etc), são identificadas e discutidas boas práticas em Viticultura e Enologia, recuperação de subprodutos e reciclagem, controlo analítico, bem como aspectos legislativos do sector. O livro enfatiza a importância e as limitações na implementação da circularidade no sector, recolha de dados e gestão da informação, e no uso de métricas relevantes para avaliar o impacto ambiental da fileira vitivinícola.

 

Esta nova referência da Elsevier será relevante para a indústria do vinho, através da promoção de melhores práticas no sector que garantam a sua competitividade e uma maior sustentabilidade económica, ambiental e social. O livro é dirigido a um público vasto, que inclui os profissionais do sector da vinha e do vinho, académicos e estudantes, técnicos de diversas áreas e todos aqueles que estão interessados em conhecer soluções mais inovadoras e sustentáveis na produção de vinho.

 

Referência: Costa J.M., Catarino S., Escalona J., Comuzzo P., 2022. Improving Sustainable Viticulture and Winemaking Practices. 538 p. Academic Press, Elsevier, ISBN: 9780323851503.

 

Para mais informação:

https://www.sciencedirect.com/book/9780323851503/improving-sustainable-viticulture-and-winemaking-practices

https://www.elsevier.com/books/improving-sustainable-viticulture-and-winemaking-practices/costa/978-0-323-85150-3