Alberto Ribeiro de Almeida é atualmente coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e tem desempenhado uma função de primordial importância, para o setor nacional e europeu, como Coordenador do Grupo de Peritos Nacionais de Economia e Direito da CNOIV e como Presidente, nos últimos 2 anos, do Grupo de Peritos “Law and Consumer Information (DROCON) da OIV.
A sua eleição é mais um marco assinalável da presença e do contributo notáveis de Portugal junto desta organização” - comentou o Delegado nacional da OIV, Dr. Bernardo Gouvêa.
No decurso da XXII Assembleia Geral da OIV que se realizou no dia 18 de outubro de 2024, em Dijon, os Estados Membros procederam à eleição do Presidente da OIV para o próximo triénio, bem como dos Presidentes das 4 Comissões e das 2 Subcomissões.
Para Presidente da OIV, foi eleita a Dr.ª Yvette Van Der Merwe da África do Sul, sucedendo assim a Luigi Moio da Itália.
Desde que se juntou à delegação sul-africana na OIV em 2000, Yvette Van Der Merwe (economista e especialista em novas tecnologias de informação) desempenhou vários cargos importantes na organização: entre 2013 e 2016 foi Vice-Presidente do Grupo de Peritos “Law and Consumer Information”(DROCON) e de 2016 a 2021 Presidente do Grupo de Peritos "Economic Analysis, Markets, and Consumption" (ECOMAR), tendo vindo a desempenhar nos últimos 3 anos, o cargo de Presidente da Comissão III –“Economia e Direito”.
Portugal recebeu o prémio “Mérito OIV”, que lhe foi atribuído pela contribuição notável que a Comissão Nacional para a OIV (CNOIV) tem dado ao setor do vinho a nível internacional e a esta organização mundial - nas palavras da presidência da OIV.
Este Prémio, que muito honrou a Delegação Nacional, foi recebido pelo Dr. Bernardo Gouvêa, Chefe da Delegação Nacional e Presidente da CNOIV. (Ver mais AQUI)
Novo Plano Estratégico da OIV
O novo Plano Estratégico da OIV para 2025-2029 adotado, centra-se em seis prioridades destinadas a enfrentar os desafios globais no setor vitivinícola:
1. Coordenar abordagens em matéria de sustentabilidade;
2. Promover uma viticultura resiliente e sustentável;
3. Adaptar a enologia ao futuro;
4. Apoiar todos os produtos vitivinícolas;
5. Simplificar o comércio internacional;
6. Contribuir para a segurança dos consumidores e informar as perspetivas sobre a vinha, o vinho e a sociedade.
Foram aprovadas 13 resoluções
Resumo completo das resoluções aprovadas disponível AQUI
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30