Início\ Informação \ Notícias
Conferência ANCEVE
"O sector do vinho Português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?"A realizar na Aula Magna da Universidade Portucalense - Porto - 16 de Dezembro de 2025, pelas 14h30m

A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas tem o prazer de o(a) convidar para uma Conferência, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 14h30m, na Aula Magna da Universidade Portucalense, sita na Rua Dr. António Bernardino de Almeida, n.º 541/619 4200-072 Porto https://www.upt.pt/contactos/  subordinada aos seguintes temas de grande actualidade e que muito preocupam a fileira vitivinícola :

 

  • Alocução de boas vindas e agradecimentos finais pelo Professor Doutor Fernando Ramos – Ilustre Reitor da Universidade Portucalense

 

O Mundo mudou, os hábitos de consumo também, o Enoturismo já representa 20% das vendas de vinho em Portugal, o clima está em constante alteração. O controlo e a fiscalização vitivinícola estão na ordem do dia. As campanhas anti-álcool são cada vez mais agressivas.

 

O sector do vinho Português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?

Na última década, o vinho tem tido uma história de sucesso, com as exportações a aumentarem em valor.

 

Apesar do seu contributo para o PIB, a fileira enfrenta no entanto desafios significativos, face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e a tantas outras variáveis que evoluem a uma velocidade estonteante.

 

O sector também regista dificuldades de produção e colheitas cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas, a que acrescem os novos problemas surgidos com os seguros de colheitas.

 

O sector vitivinícola deve assim adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso.

  • O IVV- Instituto da Vinha e do Vinho e a CVR Alentejana têm novas Direcções e estão agendadas eleições para outras CVR´s de referência.
  • O Enoturismo representa seguramente uma alavanca fundamental na dinamização das vendas e no fortalecimento das marcas.

 

Realizada após mais uma vindima difícil, a Conferência do dia 16 de Dezembro será um fórum de debate de todas estas questões, de onde deverão também sair algumas soluções.

Potenciaremos seguramente um debate sereno e construtivo, que possa trazer alguma luz aos tempos difíceis e desafiantes que atravessamos.

 

Mesa Redonda com

  • Inspector-Geral da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Coronel Luís Filipe Cardoso Lourenço
  • Presidente do IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, Engº Francisco Toscano Rico
  • A especialista em alterações climáticas Profª Helena Freitas (Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra)
  • Presidente da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dr. Luís Sequeira
  • Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Engº Pedro Soares
  • O produtor de grande sucesso Dr. José Luís Santos Lima Oliveira da Silva (Grupo Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas / 24 empresas - presente em 7 Regiões (Lisboa, Açores, Algarve, Alentejo, Dão, Douro, Vinhos Verdes), onde vinifica, em adegas próprias, as uvas provenientes dos cerca de 725 hectares que possui no País e exportando para mais de 60 países nos 5 continentes.
  • A Profª Bebiana Monteiro (ESEIG), especialista em Enoturismo

 

moderada pelo jornalista Dr. António Freitas de Sousa (Jornal Económico)

 

A mesa redonda será seguida de debate.

  • Key note speaker : Alocução sobre Geopolítica pelo Senhor Embaixador António Martins da Cruz, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros
 
  • Acompanhada de uma selecção de rissóis, croquetes, quiches de legumes e mistas, bolinhos de bacalhau, folhados e empadas.

 

O parking da Universidade Portucalense está disponível e é um parking pago; existe um outro mesmo na entrada da Universidade, com entrada em frente ao IPO e ainda o parking do próprio IPO. Existe ainda uma paragem de Metro mesmo em frente à Universidade.

 

Caso esteja interessado(a) em participar, agradecemos que sff se inscreva através do email paulo.amorim@anceve.pt , efectuando ao mesmo tempo uma transferência de €30,00 (mesmo preço do ano passado) / para o NIB da Anceve : 003300000001765854938 do Millennium BCP.

Pedimos o favor da inserção do nome na transferência e do envio posterior do comprovativo do pagamento, via email, para facilitar a conferência contabilística e o processo de acreditação.

 

Alertamos que as inscrições serão aceites por ordem de entrada, até ao limite de lotação da Aula Magna.