Início\ Informação \ Notícias
Apresentação Serras, o novo – e quarto – terroir dos Vinhos do Tejo
O IVV esteve presente no Evento de apresentação do Novo Terroir dos Vinhos do Tejo, intitulado Serras, que se veio juntar aos já terroirs Bairro, Campo e Charneca. “Serras” destaca-se por ter vinhas plantadas maior altitude; solos com xisto e idade média das vinhas superior (terroir com diversas vinhas velhas).

Este evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo contou com uma vertente mais didática, com a explicação do que levou a destacar este terroir e quais as características do mesmo e o que imprimem aos vinhos, sendo conduzida por João Silvestre, Diretor-Geral da CVR Tejo, e pelo Master of Wine Dirceu Vianna Junior. Seguiu-se uma conversa informal do MW com três enólogos que produzem vinhos neste terroir e uma prova comentada de seis vinhos, acompanhados por petiscos regionais.

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo batizou este novo terroir como Serras, precisamente por ser feito de zonas serranas – mas com presença de vinha em encostas e planaltos –, com maior altitude (232 de cota média), o que influencia de forma direta o clima, caraterizado por amplitudes térmicas diárias e temperaturas mais moderadas. Um clima mais fresco e húmido, cuja precipitação anual é acima dos 800mm e pode chegar aos 2000mm – sendo a média da região na ordem dos 750mm –, tem impacto na maturação das uvas, mais lenta, e, por conseguinte, na preservação da acidez nas mesmas.