Paisagens de Baco: Identidade, Mercado e Desenvolvimento - Estudo de percepção e de representação aplicado às Regiões Demarcadas: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo.
Resumo da tese de doutoramento para obtenção do grau de Doutor em Artes e Técnicas da Paisagem, da Universidade de Évora, elaborada pela Dr.ª Ana Luísa Figueiredo Lavrador da Silva

Esta tese assenta na Paisagem, tema saliente no pensamento pós-moderno centrado em três conceitos fundadores: identidade, percepção e representação, como acção de comunicação. São estudadas cinco emblemáticas regiões vinhateiras de Portugal: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo. A originalidade das paisagens vitícolas, um valor no quadro económico regional e nacional, está actualmente ameaçada pela globalização e mecanização, promotoras de descaracterização e perda de oportunidades no âmbito do rural multifuncional.

Especificamente procuram-se identificar elementos territoriais (marcas) que constituam referências de identidade para cada uma das regiões, contribuindo para a consolidação e/ou criação de uma imagem emblemática das regiões vinhateiras. Essa avaliação assenta:
a) na opinião de actores sociais;
b) na representação das paisagens em imagens promocionais dos sectores vitivinícola e turístico.

A ideia é contribuir para a instrumentalização da paisagem transformando-a num produto vendável (marketing) que agregue agentes sócio-económicos, implemente a visibilidade externa e o desenvolvimento das regiões.

Para informações complementares pode contactar a autora através do seguinte E-mail: ana.lavrador@sapo.pt