Em declarações à agência Lusa, o presidente da Viniportugal, entidade encarregue da promoção do vinho português, adiantou que "até final do ano" será seleccionada a empresa que elaborará o estudo, devendo este ficar concluído dentro de "dois a dois meses e meio" depois.
"Vamos abrir um concurso internacional pedindo uma proposta a várias empresas", disse Francisco Borba, acrescentando que "a decisão já vem da direcção anterior da Viniportugal", presidida por Vasco Avillez.
O sucesso da nova estratégia promocional dos vinhos portugueses no estrangeiro foi o aspecto mais positivo da aplicação do estudo desenvolvido há seis anos por Michael Porter, que se propôs criar um 'cluster' do vinho em Portugal.
"O balanço é positivo. Nos últimos anos orientámo-nos pelas recomendações do estudo Porter, nomeadamente na identificação que fez dos mercados prioritários do Reino Unido, EUA, Brasil, Angola, Canadá, países nórdicos e Alemanha", afirmou à Agência Lusa o presidente da Viniportugal, entidade encarregue da promoção dos vinhos portugueses.
Segundo Francisco Borba, fruto desta aposta as vendas "têm vindo a crescer numa série de mercados", com destaque para a Alemanha, EUA, Brasil e países nórdicos, e "os dados sobre as exportações no primeiro semestre de 2009 indicam que, para muitos deles, Portugal já exportou 90 por cento do valor de 2008".
Fonte: Agroportal
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