Início\ Informação \ Notícias
Cartaxo - Museu Rural do Vinho comemora 24 anos
O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo assinalou ontem, dia 23 de Novembro, o seu 24.º aniversário. As comemorações decorreram no Centro de Promoção Vitivinícola, onde foi inaugurada uma exposição temporária, intitulada «Exposições«, que descreve parte da dinâmica promovida pelo museu ao longo dos tempos, através de uma mostra de cartazes que permite, aos cartaxeiros e aos muitos visitantes do Museu, reavivar a memória das exposições temporárias que ali se realizaram nos últimos 24 anos

Entre os materiais mais antigos, encontram-se expostos os cartazes alusivos ao 1.º Encontro de Museus Locais do Distrito de Santarém, realizado em 1988, neste espaço museológico, e da exposição «O Traje no Final do Século XIX», comemorativa do 4.º aniversário do museu. Tipografia, tauromaquia, vasilhame vinário, a escola, os avieiros do Tejo, o ferreiro e o ferrador foram temáticas que deram também corpo a exposições temporárias no Museu.

No ano passado, a exposição comemorativa do 23.º aniversário teve como tema as forças de segurança. A dinamização cultural e museológica tem sido uma das grandes apostas do Museu Rural e do Vinho, que ao longo dos tempos tem privilegiado o desenvolvimento de projectos e iniciativas que contribuam para que este espaço seja cada vez mais uma casa aberta a todos e para todos. Na comemoração deste 24.º aniversário, Paulo Caldas, presidente do município do Cartaxo, afirmou que estes 24 anos reflectem «um período de crescimento», marcado, essencialmente, pela diversidade cultural. «O Museu tem trilhado um bom caminho. Tem desenvolvido projectos centrados na vinha, no vinho e no turismo, que se enquadram nos tempos modernos.É uma dinâmica que faz com que as pessoas venham ao museu e o museu vá ao encontro das pessoas», referiu.

Paulo Caldas dirigiu ainda uma palavra de apreço a todos os colaboradores que asseguram «esta vida» do museu e reforçou a importância da Câmara Municipal contar com um vereador com responsabilidades específicas nesta área. «Todos nós estamos imbuídos deste espírito, mas o vereador Pedro Gil, que é enólogo e tem dedicado parte da sua vida a esta área, está determinado a dar mais força ao museu e a este projecto Cartaxo - Capital do Vinho», afirmou o presidente da Câmara. Da actividade desenvolvida pelo museu neste último ano, destaca-se o protocolo assinado em Junho com uma dezena de parceiros privados, que vão dar corpo a um projecto museológico/turístico nas terras do Ribatejo.

O objectivo é colocar em prática a «econo-museologia», estabelecendo uma rede de parcerias que permitam complementar a promoção de áreas potencialmente turísticas. Enquanto espaço educativo ao serviço da sociedade, o Museu Rural e do Vinho tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da cultura local, dinamizando um conjunto de actividades que não se tem restringido apenas às exposições temáticas. As conversas na Taberna, realizadas mensalmente, nas quais os cartaxeiros são convidados a recordar o passado do concelho e as características dos ofícios tradicionais, e os Ateliês de Música e de Artes Plásticas, que pelo segundo ano fazem parte do Projecto Educativo do museu, são exemplos de iniciativas que têm vindo a marcar a actividade deste espaço museológico.

Para além da presença do presidente da Câmara, Paulo Caldas, quiseram também associar-se a esta comemoração a presidente da Assembleia Municipal, Maria Manuel Simão, assim como Paulo Varanda, vice-presidente da Câmara, o Vereador Pedro Gil, a quem compete a coordenação do projecto Cartaxo - Capital do Vinho, o vereador Mário Júlio Reis e muitos amigos e visitantes habituais do Museu Rural e do Vinho, que foram recebidos pelo Director Operacional e pelo Director Científico do museu, Vitor Varela e António Nabais, respectivamente.

Fonte: Radio Hertz 98 FM Tomar