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O passado conhece-se em termos de memória colectiva. A própria noção de identidade está ligada ao que perdura, ao que distingue e ao que se recorda. Assim, e neste contexto, convidamo-lo a fazer uma pequena viagem pela História da Vinha e do Vinho em Portugal!

Quando falamos em museu, falamos igualmente em património colocando-se, desde logo, a questão de que forma é que esse património pode ser usado no espaço do museu como símbolo identitário de uma sociedade. No caso específico dos Museus do Vinho, estes apresentam a vinha e o vinho como tema central e elemento diferenciador e caracterizador da nossa cultura. Venha conhecê-los connosco!

Mesmo partindo do princípio básico de que uma região, enquanto espaço físico, é o produto de um acto jurídico de delimitação, a identidade regional é feita não só do espaço mas, também, do tempo e da História. A própria paisagem é, também ela, um produto histórico de determinações sociais. Neste contexto, o enoturismo representa um excelente veículo para quem quiser descobrir uma região através do vinho e conhecer todos os seus aspectos culturais e turísticos. As Rotas do Vinho são instrumentos privilegiados de organização e divulgação do enoturismo. Junte-se a nós nestas descobertas!

A gastronomia identifica-se com a cultura de um povo e Portugal não foge à regra. Porque beber vinho também é um acto de cultura, fazendo ele parte da gastronomia, ambos associados reforçam a sua identidade cultural. Delicie-se!