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01. Marca "VINHOS DE PORTUGAL"

N.º 2 >> Abril 2010
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

01. Marca "VINHOS DE PORTUGAL"

A criação da marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal nasceu da percepção sentida pelos vários intervenientes do Sector - confirmada por estudos realizados junto dos consumidores de vinho dos EUA e Reino Unido - que evidenciaram que Portugal tem uma clara ausência de imagem enquanto país produtor de vinho de qualidade.

Uma marca global (marca umbrella) para os vinhos portugueses revela-se da máxima importância, de forma a promover a notoriedade do país como produtor de vinhos de qualidade, contribuindo para gerar valor acrescentado aos nossos produtos.

Com a marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal, pretende-se criar uma forte assinatura portuguesa que eleve a percepção do vinho português nos mercados internacionais, focando-se numa primeira fase, nos mercados norte-americano e britânico.

A concretização deste projecto resulta do trabalho conjunto de diversas entidades, desenvolvido durante o ano de 2009, envolvendo o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), a Viniportugal, as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e várias empresas do Sector.

A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal, constituída pelo logótipo e pela assinatura "A world of difference", exprime os valores subjacentes aos vinhos portugueses atribuindo-lhes um carácter distinto que se deve essencialmente à sua complexidade, à sua autenticidade, às suas castas, aos seus terroirs e às suas regiões.

A implementação do projecto da marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal a ser executada pelas diversas entidades do Sector, com destaque para o papel da Viniportugal, IVDP e CVR(s) nas acções de promoção no mercado externo. Será utilizada na promoção dos vinhos portugueses de qualidade, tanto ao nível da promoção genérica, como ao nível das regiões e das empresas.

A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal pretende ser uma poderosa ferramenta para criar sinergias entre as diferentes acções promocionais a desenvolver, potenciando os apoios e as verbas utilizadas pelo Sector na promoção nos mercados externos.

Contudo, a utilização da marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal pelos agentes da promoção (empresas e outras entidades envolvidas na promoção) deve obedecer a regras bem definidas, de forma assegurar a boa utilização da marca, enquanto bem público representativo do sector e veiculador do nome de Portugal.