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Vinhos do Alentejo dominam quase metade do mercado português
Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas em Portugal em 2008 e mantêm uma "liderança destacada" no mercado dos vinhos certificados portugueses, segundo dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Um estudo da empresa ACNielsen, que faz análise de mercados, indica que os vinhos do Alentejo, com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Vinho Regional Alentejano, atingiram uma quota de mercado de 44,30 por cento, em valor, e de 40 por cento, em volume, entre Fevereiro de 2008 e Janeiro de 2009.

Os vinhos alentejanos registam também uma valorização do preço médio por garrafa no mercado global, com um aumento de 3,38 para 3,52 euros.

Numa conjuntura global negativa,segundo a CVRA, o Vinho Regional Alentejano foi o único que apresentou um aumento significativo de quota de mercado em relação ao período homólogo na categoria de vinhos com indicação geográfica em Portugal.

Em valor, a quota de mercado do Vinho Regional Alentejano representa 64 por cento, um aumento de 2,41 por cento, e em volume regista uma quota de mercado de 56 por cento.

Segundo o director de marketing da CVRA, Tiago Caravana, os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, ocupando Angola o primeiro lugar no "ranking" dos países importadores dos vinhos da região.

Tiago Caravana adiantou que Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça e Canadá são, respectivamente, os actuais primeiros cinco mercados dos vinhos da região alentejana.

O Alentejo abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

Fonte: Lusa