Um estudo da empresa ACNielsen, que faz análise de mercados, indica que os vinhos do Alentejo, com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Vinho Regional Alentejano, atingiram uma quota de mercado de 44,30 por cento, em valor, e de 40 por cento, em volume, entre Fevereiro de 2008 e Janeiro de 2009.
Os vinhos alentejanos registam também uma valorização do preço médio por garrafa no mercado global, com um aumento de 3,38 para 3,52 euros.
Numa conjuntura global negativa,segundo a CVRA, o Vinho Regional Alentejano foi o único que apresentou um aumento significativo de quota de mercado em relação ao período homólogo na categoria de vinhos com indicação geográfica em Portugal.
Em valor, a quota de mercado do Vinho Regional Alentejano representa 64 por cento, um aumento de 2,41 por cento, e em volume regista uma quota de mercado de 56 por cento.
Segundo o director de marketing da CVRA, Tiago Caravana, os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, ocupando Angola o primeiro lugar no "ranking" dos países importadores dos vinhos da região.
Tiago Caravana adiantou que Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça e Canadá são, respectivamente, os actuais primeiros cinco mercados dos vinhos da região alentejana.
O Alentejo abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.
Fonte: Lusa
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