«O nosso objectivo é tentar comercializar na Rússia e Polónia porque têm demonstrado apetência pelos nossos vinhos, mantêm transacções de bens alimentares com Portugal e por isso temos de aproveitar a vantagem comercial e porque começaram a abrir-se à Europa» com a integração na União Europeia, revelou à Lusa o presidente da CVR, João Ghira.
As exportações de alguns agentes económicos para estes países representam um por cento do total de vinhos regionais exportados e o objectivo da CVR é «chegar aos cinco por cento», tornando os vinhos regionais mais competitivos no mercado externo.
No caso da Polónia o sector pretende tirar vantagem comercial das transacções de bens alimentares com Portugal, potenciadas pela adesão do país à União Europeia.
Já os russos, também produtores de vinho, mantêm hábitos no consumo de bebidas alcoólicas e têm vindo a demonstrar interesse «pela novidade dos nossos vinhos e pela diversificação do tipo de vinhos», explicou o responsável.
Assim, os vinhos de Lisboa vão estar representados pela primeira vez em acções promocionais na Polónia (21 a 25 de Maio) e na Rússia (21 a 25 de Julho), face ao reforço dos incentivos à promoção externa dos vinhos, que pela primeira vez rondam cerca de um milhão de euros.
«Estamos a apostar forte na promoção para ganharmos quota de mercado», frisou João Ghira.
A Estremadura, que detém a segunda maior área de vinhas do país (30 mil hectares), exporta metade da sua produção, arrecadando 20 milhões dos 50 milhões de euros facturados por ano, graças à qualidade reconhecida do vinho regional nos mercados externos.
Angola é o principal mercado, absorvendo cerca de 40 por cento do volume das exportações, com 2,5 milhões de garrafas vendidas e sete milhões de euros facturados em 2008, seguindo-se Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos da América e Holanda.
Entre os mercados actuais, Estados Unidos da América e Canadá têm surpreendido os agentes económicos face ao consumo dos vinhos da região de Lisboa, o que permitiu facturar em 2008 três milhões de euros com a venda de 850 mil garrafas.
A Estremadura produz por ano 15 mil litros de vinho (18 milhões de garrafas), assegurando 17 por cento da quantidade de vinhos portugueses.
Além do Vinho Regional de Lisboa, a região possui ainda oito vinhos (Alenquer, Arruda, Torres Vedras, Óbidos, Encostas D'Aire, Bucelas, Carcavelhos e Colares) e uma aguardente (Lourinhã) com Denominação de Origem Controlada.
Fonte: Lusa / Sol
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30