Início\ Informação \ Notícias
Vendas de Vinho da Madeira duplicam nos Estados Unidos
A exportação de Vinho da Madeira para os Estados Unidos duplicou até Maio, recuperando de dois anos sucessivos de quebras, disse à Lusa Paula Cabaço, presidente do Instituto do Vinho da Madeira (IVBAM).

«O primeiro semestre está a ser muito positivo, com aumento muito significativo nas exportações, o que mostra a apetência do mercado e o nosso esforço na promoção», disse à Lusa Paula Cabaço, em Nova Iorque.

A presidente do IVBAM falava à margem de uma prova de vinhos na cidade norte-americana, por onde passaram cerca de 100 convidados, sobretudo importadores, distribuidores e alguma imprensa especializada.

Para amanhã, estão planeadas acções semelhantes em São Francisco, na Costa Oeste.

«Este mercado é estratégico para nós, não só pelo volume de vendas, como pelas ligações históricas e comerciais que temos e que achamos que podemos potenciar», disse Paula Cabaço.

«É um dos mercados onde o preço de venda por litro é mais elevado, o que mostra o gosto e apetência pelo produto», adianta.

No segundo maior mercado para o Vinho da Madeira fora da União Europeia, depois do Japão, o volume de negócios caiu de perto de um milhão de euros em 2007 para 800 mil euros no ano passado, fruto da crise vivida nos Estados Unidos.

«Temos esperança de voltar este ano aos valores do passado», afirma Paula Cabaço.

As ligações do Vinho da Madeira ao mercado norte-americano são antigas, remontando ao século XVIII, e também marcantes: depois de assinada a declaração de independência, foi com um cálice de Madeira que os 'pais' da nação norte-americana, como Thomas Jefferson, brindaram, segundo os historiadores.

Bartholomew Broadbent, um importador e historiador da presença do Vinho da Madeira nos Estados Unidos, propôs que esta se tornasse a bebida oficial das comemorações do Dia da Independência, a 4 de julho.

 

Fonte: Lusa/ SOL