A Ervideira tem tido um grande contributo para a economia nacional, nos últimos anos não tem parado de crescer em facturação, com um forte aumento do volume de vendas a nível nacional e nas exportações. O pioneirismo e inovação têm sido pontos chave na sua politica de desenvolvimento sustentado financeiramente e agora também, mais sustentável ambientalmente.
A preocupação ambiental já não é de hoje, a verdade é que a Ervideira foi a primeira empresa a nível mundial a utilizar o símbolo "CORK" que traduz o compromisso de utilização de cortiça natural como vedante. Desta forma, a ERVIDEIRA utiliza uma matéria 100% natural, 100% reciclável e 100% regenerável não sendo poluente, ao mesmo tempo que contribui para a manutenção do emprego na industria corticeira.
Foi também a primeira empresa vitivinicula a aderir às garrafas ECO realizadas a partir de vidro 90% reciclado. Além de tudo isto, possui um controlo de qualidade que obriga a análises quinzenais de todos os vinhos e, numa tentativa de colaborar no equilíbrio da Balança Comercial de Portugal, a Adega ERVIDEIRA exporta para 15 países, apostando numa forte imagem e tentando sempre buscar novos mercados.
Para Duarte Leal da Costa "temos procurado ter sempre uma grande preocupação com o respeito pelo ambiente, e a ecologia faz parte do nosso dia-a-dia. Respeitando o ambiente respeitamos todos os nossos parceiros desde os fornecedores aos nossos trabalhadores e ainda mais importante, respeitamos os nossos clientes."
Nesta área, cada vez mais sensivel a nível social, a ERVIDEIRA será das únicas empresas que não pertencendo a nenhuma zona industrial, teve de criar o seu próprio EcoPonto contrantando uma empresa de reciclagem para o efeito, e pela mesma razão, foi forçada a construir um circuito de águas ETA (com bombagem de águas própriass, filtragem, cloragem, descalcificação e agitação), para posterior utilização. Com a passagem à fase seguinte que foi a construção por conta própria de uma ETAR - tratamento de águas através de fermentação, decantação, arejamento e filtração - a Adega Ervideira, após certificação de que essa mesma água, está a um nível muito elevado de qualidade, conseguiu fechar o seu circuito interno, passando a utilizar toda a água na rega das suas vinhas.
"Temos feito um forte investimento, para atingir um elevado nível ambiental e de autosustentabilidade e a fecho deste circuito é o um resultado de todo um trabalho, que passou do sonho à realidade, e que agora dará os seus frutos com a poupança de um bem essencial para a nossa actividade que é a àgua."
Aliado a este grande projecto ambiental a Adega Ervideira, acabou de construir três minicentrais geradoras de electricidade, que no ínicio de Agosto estarão em pleno funcionamento, fornecendo energia à EDP, reduzindo fortemente o consumo, reduzindo ainda mais a "sua pegada".
O responsável da Ervideira refere ainda que "a aposta continua a ser, em tornar a nossa empresa cada vez mais séria e prometedora, com um elevado nível de comportamento social e ambiental, com uma forte preocupação na criação de produtos sustentáveis, criando assim um futuro melhor para todos."
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30