Início\ Informação \ Notícias
Manoel de Oliveira dá nome a novo prémio do Douro Film Harvest
A próxima edição do Douro Film Harvest®, em 2011, vai atribuir o Prémio CastaDouro Manoel de Oliveira à produção que se distinguir numa nova secção do certame – dedicada a curtas ou longas-metragens que toquem o Douro de maneira especial, quer sejam filmadas na região ou tenham o vinho do Porto e Douro como inspiração ou referência.

A secção vai ser organizada pelos curadores do DFH, que vai seleccionar em particular produções portuguesas, mas também de todo o mundo, com ligação ao Douro. Os filmes serão depois avaliados por um júri constituído por entidades ligadas à região, ganhando o galardão o que melhor se enquadrar na perspectiva da obra de Manoel de Oliveira.

A carreira do cineasta, o mais importante realizador nacional e um dos mais reputados a nível mundial, está fortemente ligada ao Douro, quase berço da sua cinematografia, onde filmou muitos dos seus filmes. Por isto, Manoel de Oliveira mostrou satisfação ao aceitar, directamente a partir de Veneza, o convite feito pela organização do DFH, considerando particularmente relevante que esta categoria escolha filmes que nomeiem o Douro.

O DFH é uma iniciativa da Turismo do Douro, já na segunda edição, a decorrer até 11 de Setembro, em Lamego, Sabrosa, Vila Real e Freixo de Espada à Cinta e que está a cargo de Manuel Vaz, responsável pelo evento, com direcção do produtor Ivan Dias. Conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo de Portugal e tem o Aquapura Douro Valley como hotel oficial. Este ano há uma Comissão de Curadores, constituída por Salvato Telles de Menezes, responsável pela organização de vários certames de cinema nacionais (entre os quais a primeira edição do DFH), e Antonio Saura, conhecido argumentista, produtor de cinema e televisão, que tem marcado presença em vários festivais de cinema internacionais e colhido o reconhecimento da crítica.