Início\ Informação \ Notícias
Porto acolherá congresso mundial de vinho em Junho de 2011
Rui Rio recebeu o Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Esta é uma entidade intergovernamental a nível mundial ligada às questões do vinho, no âmbito da organização da XXXIV Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e da 9ª Assembleia-geral da OIV, a qual decorrerá na Cidade entre 20 e 27 de Junho de 2011.

O Presidente da OIV, Yves Bénard, e o Director-Geral, Frederico Castellucci, foram recebidos na Câmara Municipal do Porto por ocasião de uma visita de acompanhamento aos trabalhos preparatórios do congresso e de inspecção aos diversos locais onde decorrerá o evento.

Esta foi a segunda visita do Director-Geral da OIV ao Porto, desde 2007, altura em que participou na Assembleia-Geral Anual da Great Wine Capitals Global Network, rede internacional ligada ao vinho da qual o Porto é membro fundador.

Estavam acompanhados pelo Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Luciano Vilhena Pereira, e pela Directora da Associação das Empresas de Vinho do Porto e Presidente da Associação "Um Porto para o Mundo", Isabel Marrana, ambos colaboradores regulares da Câmara Municipal do Porto no âmbito dos trabalhos do Comité Local da Great Wine Capitals.

A Câmara Municipal do Porto acompanha, desde o início, os trabalhos da Associação "Um Porto para o Mundo - Associação para o Congresso OIV 2011" , criada com o objectivo de acompanhar a organização deste congresso mundial no Porto.

Sendo o vinho um sector económico fundamental do Porto e do Norte de Portugal, a Câmara Municipal do Porto associa-se à iniciativa, a qual será uma oportunidade para reunir no Porto os principais especialistas, investigadores, agentes económicos e institucionais a nível mundial ligados ao sector do vinho. Este evento reúne anualmente mais de 500 participantes de todo o mundo, inserindo-se na lógica de acolhimento de grandes eventos que o Município tem seguido para incentivo às actividades económicas e de apoio à atractividade e projecção internacional da Cidade através de um dos seus mais relevantes produtos, o Vinho do Porto.

 

Fonte: C.M. Porto