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Caves americanas usam mais rolhas de cortiça
O número de marcas de vinho de topo a utilizar rolhas de cortiça aumentou 7,5% nos últimos cinco meses.

"As caves americanas de topo estão a aumentar o seu uso de rolhas de cortiça, com as marcas que utilizam este vedante a demonstrar um aumento nas vendas." Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela empresa A.C.Nielsen e divulgado pelo Cork Quality Council (CQC) - Associação da Cortiça nos EUA.

O estudo demonstrou que das 100 marcas de vinho de topo, o número de marcas a utilizar rolhas de cortiça aumentou 7,5 por cento nos últimos cinco meses, representando 72 marcas. Segundo o estudo, durante o mesmo período, as marcas vedadas com rolhas de cortiça verificaram um aumento anual das vendas na ordem dos 10,2 por cento, comparado com um aumento de apenas 3,7 por cento dos vinhos vedados com outro tipo de vedante.

O director executivo do CQC, Peter Weber, afirmou, em comunicado de imprensa, que "estamos muito contentes pelo facto de assistirmos a um aumento do número de marcas de vinho a abraçar a cortiça, associado ao facto de que muitas caves reconhecem a preferência do consumidor pela rolha de cortiça." Afirma, ainda, que "há muitas caves que estão a regressar à rolha de cortiça como uma forma de promover as suas credenciais ambientais." Factos como a reciclagem, a reutilização da cortiça, a preservação do montado de sobro e da sua biodiversidade nas florestas do Mediterrâneo, associados às questões das emissões de gases com efeito estufa (as cápsulas de alumínio produzem 24 vezes mais do que as rolhas de cortiça e os vedantes de plástico emitem dez vezes mais CO2 do que a cortiça) são factores fundamentais destas decisões.

 

Fonte: Económico