Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 5
06. Rotulagem de Vinhos sem DOP / IGP

N.º 5 >> Outubro 2010
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

06. Rotulagem de Vinhos sem DOP/IGP

Na campanha de 2009/2010, foram aprovados 42 operadores económicos para a produção, transformação e/ou comercialização de produtos com indicação do ano de colheita e ou das castas de uvas.

Em termos de distribuição geográfica as regiões vitivinícola mais fortemente representadas foram as Beiras (35,7%) seguidas do Alentejo e Tejo ambas com 16,6%.

Foram constituídos 7 lotes, por 6 operadores económicos sendo que apenas 5 foram sujeitos a aprovação.

 

Âmbito do Lote N.º de Lotes

Ano de Colheita 3

Ano de Colheita e Casta (Monovarietal) 1

Ano de Colheita e Casta (Duas ou mais Castas) 3

As castas aprovadas para constar na rotulagem destes produtos são: Semillon (monovarietal) e Antão Vaz, Verdelho e Arinto (duas ou mais castas).

No total foram aprovados 2.533 hectolitros para a menção Ano de Colheita e 37 hectolitros para a menção Casta.

A entidade certificadora, que durante a campanha 2009/2010 tinha competência para actuar como organismo de controlo e aprovar lotes que poderão vir a ser rotulados com a indicação do ano de colheita e/ou das castas de uvas, foi o Instituto do Vinhos do Douro e do Porto, IP.

A consulta e download da lista actualizada dos operadores económicos já inscritos para a produção, transformação e/ou comercialização de produtos com indicação do ano de colheita e ou das castas de uvas, para a campanha 2010/2011, bem como a lista das entidades certificadoras podem ser efectuadas no site do IVV, IP.