Início\ Informação \ Notícias
Festival das Aldeias Vinhateiras em Barcos escolhe os melhores Tintos, Brancos e Vinhos do Porto
Nos dias 16 e 17 de Outubro, realizou-se um Concurso de Vinhos com quintas e produtores locais, no sentido de envolver o tecido empresarial e dinamizar o sector vitivinícola do concelho.

No âmbito do Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro que animou Barcos, no concelho de Tabuaço, nos dias 16 e 17 de Outubro, realizou-se um Concurso de Vinhos com quintas e produtores locais, no sentido de envolver o tecido empresarial e dinamizar o sector vitivinícola do concelho.


Esta novidade no Programa, a par da prova a cavalo realizada nas vinhas das redondezas, veio introduzir mais uma actividade no já reconhecido conceito inovador de promoção e valorização do território, a Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro.


Convidados os experts da enologia, à hora marcada na antiga sede da Junta da aldeia os odores e sabores do Douro começaram a fluir. Brancos, Tintos e Portos Vintage, foram as categorias seleccionadas para este Concurso.

Participaram uma dúzia de quintas e produtores:
Quinta da Covada, Quinta do Monte Travesso, Casa do Brasão, Sociedade Vitícola Foz do Távora, Quinta do Convento, Quinta das Herédias, Quinta do Espinho, Quinta do Rio Távora, Quinta do Popa, Quinta do Pego, Quinta do Panascal e Aristides Meireles Aguiar.


A provar e a avaliar os vinhos estiveram no júri, o enólogo José Brandão; a representar o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro, António Magalhães e Fernando João Martins; pela Confraria dos Enófilos do Douro, José Tojeiro e em representação do Instituto da Vinha e do Vinho, Joaquim Guerra e Eduardo Abade.

 

Fonte: Notícias do Douro