Os milhares de visitantes que marcaram presença na 5ª edição do Porto e Douro Wine Show, no Convento do Beato, em Lisboa, comprovaram que a aposta do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) resultou.
O evento ultrapassou o êxito dos anteriores e a ligação com a Moda foi, realmente, um dos pontos altos e, sem dúvida, a grande novidade desta edição, organizada em parceria com a No More/DMP-Aso. Mais de 70 expositores presentes contactaram com um público, maioritariamente jovem e interessado. Reinventar o conceito do vinho e o seu consumo é o objectivo do IVDP que tem no Porto e Douro Wine Show a principal aposta de promoção dos vinhos da Região Demarcada do Douro no mercado nacional.
"Pretendemos associar o glamour, o requinte e a imaginação ao mundo do Vinho, o que resultou em pleno. Ao falarmos em tendências da Moda associámos também as tendências e as novidades (vínicas) de cada ano. E foram muitas: a nova "estação" (2008, que sai agora para o mercado), quer em termos de Vinhos do Douro quer em termos de Porto Vintage, confirma que se trata de mais uma grande colheita da Região do Douro", resume Paulo Osório, vice-presidente do IVDP.
De facto, as novidades do programa cativaram os visitantes. Provas comentadas, Harmonizações, Cozinha ao Vivo, Conversas sobre o Vinho, embora a manterem o figurino anterior abordaram também temáticas inovadoras como o Vinho está na Moda, o Douro no Mundo e Inovar com Vinho do Porto, enquanto que no Espaço Moda Experience promoveu-se o contacto de manequins com Vinho do Porto (Porto e Chocolate) e Vinho do Douro (Douro e Queijo).
A adesão dos visitantes mostrou que as novidades agradaram: todas as provas comentadas, harmonizações e sessões de cozinha ao vivo tiveram sala cheia. Fausto Airoldi, Hélio Loureiro, Leonel Pereira e Igor Martinho trouxeram a marca de qualidade dos chefs portugueses em sessões participadas e algumas delas comentadas por três prestigiados enólogos (David Guimaraens, José Maria Soares Franco e Álvaro Van Zeller).
O conceito do espaço renovado com nova imagem e outra distribuição dos stands, a par com o público jovem, interessado e interessante, deram um novo brilho ao evento.
As vendas de Vinhos do Douro no mercado nacional cresceram 18,8%, embora continue a ser a Norte do Mondego que a sua notoriedade se faz sentir em maior escala. É, por isso, fundamental para o IVDP a concretização de acções deste género. "O Porto e Douro Wine Show tem vindo a revelar-se uma das acções de maior relevância no quadro desta promoção nacional pelo contacto directo do público com os vinhos", esclareceu Paulo Pinto, Director do Serviço de Comunicação e Marketing do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30