A JMF aproveitou mais uma volta ao mundo de 11 meses do navio para reeditar o famoso moscatel.
A 19 de Janeiro deste ano, o navio zarpou de Alcântara levando a bordo dois cascos com Moscatel Roxo 1999 e dois cascos com Moscatel de Setúbal 1998. O regresso previsto a Lisboa, para 23 de Dezembro próximo, é aguardado com expectativa, pois estes vinhos passaram por quatro vezes a linha do Equador, sofrendo a constante ondulação do navio, bem como a influência das diversas condições meteorológicas pelas quais a embarcação foi passando.
Como realça António Soares Franco, presidente do Conselho de Administração da JMF, à semelhança de experiências anteriores "espera-se que, à chegada a Portugal, este já famoso vinho da JMF tenha desenvolvido uma qualidade superior, apresente uma cor mais escura e características totalmente diferentes, que o tornarão facilmente distinguível em provas comparativas com o mesmo vinho que fica a repousar nas caves, em Azeitão".
A equipa de enólogos da JMF, chefiada por Domingos Soares Franco, afirma que o Moscatel "fica mais redondo e aveludado, menos agreste e bastante mais complexo, transformando-se num vinho único".
O navio português percorreu uma distância de 35.000 milhas, passando pelos cinco continentes e marcando presença em locais históricos e emblemáticos para Portugal, como Salvador da Baía, Malaca, Goa e Díli. Na capital de Timor-Leste, José Ramos Horta foi recebido a bordo do Navio Escola Sagres, onde saboreou os vinhos da José Maria da Fonseca.
Nesta viagem, o Moscatel "Torna Viagem" testemunhou o estreitar das relações entre Portugal e os países asiáticos: as comemorações dos 150 anos do Tratado Portugal-Japão, assim como as dos 500 anos de Afonso de Albuquerque.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30