Início\ Informação \ Notícias
Os novos “Torna Viagem” regressam a Lisboa dia 23
Os já famosos moscatéis “Torna Viagem” da José Maria da Fonseca (JMF) regressarão a Lisboa na próxima quinta-feira, 23 de Dezembro, a bordo do navio-escola Sagres.

A JMF aproveitou mais uma volta ao mundo de 11 meses do navio para reeditar o famoso moscatel.

A 19 de Janeiro deste ano, o navio zarpou de Alcântara levando a bordo dois cascos com Moscatel Roxo 1999 e dois cascos com Moscatel de Setúbal 1998. O regresso previsto a Lisboa, para 23 de Dezembro próximo, é aguardado com expectativa, pois estes vinhos passaram por quatro vezes a linha do Equador, sofrendo a constante ondulação do navio, bem como a influência das diversas condições meteorológicas pelas quais a embarcação foi passando.

Como realça António Soares Franco, presidente do Conselho de Administração da JMF, à semelhança de experiências anteriores "espera-se que, à chegada a Portugal, este já famoso vinho da JMF tenha desenvolvido uma qualidade superior, apresente uma cor mais escura e características totalmente diferentes, que o tornarão facilmente distinguível em provas comparativas com o mesmo vinho que fica a repousar nas caves, em Azeitão".

A equipa de enólogos da JMF, chefiada por Domingos Soares Franco, afirma que o Moscatel "fica mais redondo e aveludado, menos agreste e bastante mais complexo, transformando-se num vinho único".

O navio português percorreu uma distância de 35.000 milhas, passando pelos cinco continentes e marcando presença em locais históricos e emblemáticos para Portugal, como Salvador da Baía, Malaca, Goa e Díli. Na capital de Timor-Leste, José Ramos Horta foi recebido a bordo do Navio Escola Sagres, onde saboreou os vinhos da José Maria da Fonseca.

Nesta viagem, o Moscatel "Torna Viagem" testemunhou o estreitar das relações entre Portugal e os países asiáticos: as comemorações dos 150 anos do Tratado Portugal-Japão, assim como as dos 500 anos de Afonso de Albuquerque.