Início\ Informação \ Notícias
Cerca de 200 vinhos são provados por semana pela Câmara de Provadores do IVDP
Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto é das primeiras acreditadas no mundo.

A Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP (IVDP, IP) prova os vinhos aptos às denominações de origem Porto e Douro e indicação geográfica Duriense  é a primeira Câmara de Provadores, no sector vitivinícola em Portugal, acreditada pela norma NP EN ISO/IEC 17025 (reconhecimento da competência técnica por entidade independente).

Responder aos pedidos de registos de vinhos e controlar a qualidade dos vinhos vendidos no mercado, quer na linha de engarrafamento quer nos pontos de venda, são as acções mais relevantes da actividade desenvolvida por esta Câmara . Tudo em defesa da garantia da qualidade dos vinhos que chega ao consumidor.

A Câmara de Provadores do IVDP, IP, funcionando em cada sessão com sete profissionais, realiza diariamente, pelo menos, 20 provas de vinhos do Porto, o que implica 140 decisões diárias. Nos vinhos do Douro, a Câmara reúne três dias em cada semana, provando, pelo menos, 25 vinhos em cada um dos dias. No total, os profissionais da Câmara de Provadores do IVDP, IP, provam, por semana, cerca de 200 vinhos, sendo a taxa média de reprovação de 10% e 15%, respectivamente.

O Serviço de Prova é constituído por um chefe de serviço, 12 provadores, um coordenador e um auxiliar de laboratório/enotecário. Os provadores são seleccionados em função das suas capacidades sensoriais e durante um período de quatro meses é avaliada a estabilidade dos seus resultados.

Funciona, em rotina, um controlo de qualidade associado aos resultados que cada provador produz nos vários tipos de amostras que efectua (Porto, Douro e Aguardentes). Assim, cerca de 10% da globalidade das amostras (apresentadas de forma anónima) que diariamente se encontram em prova, correspondem a repetições. Existem também critérios estatísticos para a comparação do resultado de cada provador em paralelo com o do grupo.

Por dia são provadas cerca de 20 amostras de Vinho do Porto São provadas amostras de todas as categorias de vinho do Porto, segundo uma ordem pré-definida. Sem qualquer indicação da proveniência dos vinhos, os provadores provam todos os mesmos vinhos, ao mesmo tempo, e sem conversação entre eles.

Os vinhos do Douro são provados num esquema semelhante ao dos vinhos do Porto, em número máximo de 24 e em três sessões semanais (Segunda, Quarta e Sexta-Feira).

As provas de Porto são feitas de manhã e as de Douro de tarde (2ªs, 4ªs e 6ªs). Por semana provam-se cerca de 100 vinhos do Porto e 72 do Douro.

De referir, ainda que o IVDP, IP é a única entidade certificadora nacional em que o processo de acreditação como organismo de certificação de produtos (norma NP EN 45011) foi voluntário.