Início\ Informação \ Notícias
Curso Intensivo de Vinhos na Estação Vitivinícola
A Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), em Anadia, em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), está a promover o 53º Curso Intensivo de Conservação, Estabilização e Engarrafamento de Vinhos.

A Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), em Anadia, em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), está a promover o 53º Curso Intensivo de Conservação, Estabilização e Engarrafamento de Vinhos, que decorre até ao dia 7 de Janeiro, e que conta com palestras teóricas e práticas (prática de laboratório, técnicas de análise e a visita à adega Luís Pato, no dia 6).

Esta formação incide, essencialmente sobre alguns aspectos específicos da tecnologia de vinificação, sendo que este ano contou com a inscrição de 47 viticultores, nos cinco dias de formação. Mas ontem e hoje conta também com a presença de um grupo de 26 estudantes, de Porto de Mós.

Para José Carvalheira, técnico da EVB, o motivo da realização deste curso é "manter a tradição enquanto existir afluência de pessoas interessadas neste curso". O técnico afirmou ainda que "este curso só vai deixar de se realizar quando deixar de existir a tal afluência de pessoas". Nos últimos três anos, José Carvalheira tem sentido uma maior participação dos interessados neste curso. No seu entender isso deve-se, "talvez porque existe um maior número de pessoas desempregadas que procuram este tipo de formações para se enriquecerem".

Ao longo das 53 edições do curso os temas mais importantes são os mesmos, mas a organização tenta trazer as descobertas mais recentes na área da vinificação, ou seja, há uma constante actualização de conhecimentos.

A maioria dos participantes neste 53º Curso Intensivo de Conservação, Estabilização e Engarrafamento de Vinhos, são oriundos de outras regiões do país, nomeadamente o Dão, Douro e Estremadura, para além da região da Bairrada.

José Carvalheira espera que este curso seja um sucesso, uma vez que existe um painel variado de pessoas com muito interesse, pois "quanto mais interesse mostrarem os formandos melhor para o sucesso do curso", declarou o técnico.

 

Fonte: Região Bairradina