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Instituto dos Vinhos do Douro e Porto investe 2,7 milhões na promoção externa
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai investir 2,7 milhões de euros em 2011 em acções de promoção dos vinhos, para aplicar em mercados que vão desde o Brasil ao Canadá e à China.

O presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, disse hoje à Agência Lusa que a aposta continua a ser a promoção dos vinhos do Douro e Porto no exterior e, em Portugal, no território a sul do Mondego.

O responsável referiu que o instituto público repete em 2011 iniciativas dirigidas aos públicos do centro e sul do país, áreas onde se verifica um menor conhecimento e consumo de vinho do Porto.

"É nossa intenção aumentar o grau de conhecimento do vinho do Porto. Ensinar a história, a forma como se bebe, como se aprecia e combina com os diversos tipos de comida", salientou.

O objectivo é ainda diversificar os momentos de consumo, pois, segundo explicou, o vinho do Porto possui uma "multiplicidade de características e de produtos diferenciados que se adequam a muitos momentos de consumo, dos mais solenes aos mais descontraídos, a climas mais quentes ou mais frios".

"Há toda uma proposta que podemos fazer ensinando a utilizar os diversos tipos de vinho do Porto aos diversos momentos em que ele pode ser consumido", sublinhou.

O IVDP vai apostar na participação em feiras, provas e festivais de cinema em países como França, Reino Unido, EUA, Canadá, Brasil, Espanha e China.

O instituto participou em 2010, pela primeira, na participação na Vinexpo de Hong Kong.

"Penso que na China ainda há tudo para explorar. Estamos a começar agora", salientou.

Depois de dois anos seguidos em que se verificou uma diminuição das vendas de vinho do Porto, 2010 "foi um ano positivo".

Entre Janeiro e Novembro, este produto gerou vendas de 330 milhões de euros, um volume de negócios 7% superior ao registado em 2009, enquanto que a quantidade de venda de subiu 4,4%.

Nesse período foram vendidas 8.4 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto.

No entanto, Vilhena Pereira ressalvou que, como é tradição, as vendas deste produto aumentam em Dezembro, devido à época de Natal.

França continua a ser o principal mercado consumidor de vinho do Porto, enquanto que, em países como o Brasil, se verificou um aumento de 40% nas exportações.

Relativamente aos vinhos do Douro, o responsável referiu que estes "tiveram um comportamento ainda melhor e um crescimento na ordem dos 18%".

"Estes vinhos mesmo no ano em que todos os vinhos do mundo baixaram as suas exportações, o Douro manteve e até subiu um pouco. O vinho do Douro está claramente na moda e em crescimento", afirmou.

 

Fonte: Oje / Lusa